Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2883
Tipo: TCC
Título: Gêneros textuais em salas de aula de língua inglesa do ensino fundamental em João Pessoa
Autor(es): Santos, Felipe Luiz Chaves
Primeiro Orientador: Maia, Angélica Araújo de Melo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o trabalho com os gêneros textuais no ensino de inglês como língua estrangeira em séries do ensino fundamental na rede pública de ensino. Trata-se de um estudo de natureza exploratória que se desenvolveu em três escolas da rede pública de João Pessoa, selecionando uma professora de inglês em cada uma delas para serem participantes da pesquisa. Através de questionários e observações de campo, foram analisadas as atuações das três professoras em sala de aula ao lidarem com a aplicação dos gêneros em suas atividades pedagógicas, tendo como base as recomendações contidas nos Referenciais Curriculares do estado da Paraíba para línguas estrangeiras (PARAÍBA, 2010). A análise, tanto das respostas aos questionários, quanto das observações de aulas das professoras, mostram que, de fato, o trabalho com gêneros textuais pode gerar resultados que contribuem para a melhoria do ensino de língua inglesa. De uma forma geral, as escolas públicas pesquisadas ainda estão longe de oferecer um ambiente propício para desenvolver no aluno os objetivos pretendidos pelos Referenciais até o final do ensino fundamental na disciplina de língua inglês no que se refere ao trabalho com os gêneros textuais em sala de aula. Além disso, há certa resistência por parte dos professores em abandonar algumas práticas tradicionais, que têm uma visão de linguagem unicamente como código. No entanto, já se pode notar alguns passos em direção a um processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira mais atualizado, alinhado com o estudo dos gêneros textuais e capaz de realmente proporcionar o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos.
Abstract: This study aims at investigating the use of genres for English as a foreign language teaching in elementary schools in the public school system. It is an exploratory study that took place at three public schools in João Pessoa, selecting an English teacher in each one as participants. Through questionnaires and field observations, the performances of the three teachers were analyzed in classroom to understand how they deal with the application of genres in their pedagogical practices, based on the recommendations found in the state of Paraiba Curriculum Guidelines for Foreign Languages (2010). The analysis, both of the responses to the questionnaires, and of the observations show that, in fact, the work with genres can generate results that might contribute to the improvement of English language teaching. It is also true that, in general terms, the public schools investigated do not offer an appropriate environment for students to achieve the aims proposed by the Guidelines until the end of elementary School in the subject English, concerning the work with text genres in classroom. In addition to that, there is some resistance from the part of the teachers to abandon some traditional practices, which only view language as a code. However, it is possible to notice some steps towards a more up-to-date teaching and learning process, aligned with the study of text genres and capable of promoting a real development of language capacities among students.
Palavras-chave: Gêneros textuais.
Língua inglesa
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2883
Data do documento: 15-Nov-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLCS15122015.pdf603,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons