Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28841| Tipo: | TCC |
| Título: | Metodologias de ensino aplicadas na disciplina matemática financeira no curso de Ciências Contábeis |
| Autor(es): | Martins, Jailson da Silva |
| Primeiro Orientador: | Araujo, Valdineide dos Santos |
| Resumo: | Em Ciências Contábeis, sobretudo em Matemática Financeira, verificou-se que o conteúdo programático está composto de partes que são direcionadas à contabilização e a disponibilização de informações para a gestão administrativa com foco nas análises financeiras. Dessa forma, percebe-se a importância da abordagem quanto às metodologias utilizadas no ensino de Matemática Financeira no curso de ciências contábeis. O objetivo desta pesquisa foi analisar as metodologias e as técnicas de ensino mais utilizadas na disciplina Matemática Financeira, analisar o nível de aprovação e retenção, verificar as dificuldades encontradas pelos discentes e identificar os métodos e técnicas aplicadas no ensino da matemática financeira nos cursos de ciências contábeis. A pesquisa realizou-se através da abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra foi composta por 100 alunos. Através das informações obtidas após a aplicação do questionário, os dados coletados foram tabulados e apresentados em forma de gráficos, por meio das ferramentas do programa SPSS. Para a elaboração desse estudo foram utilizadas as seguintes variáveis: perfil do aluno, nível de contribuição e aproveitamento, dificuldades encontradas e variáveis do aprendizado. Diante das analises feitas, constatou-se que a maioria dos alunos do curso de ciências contábeis é composta de homens com idade entre dezoito e vinte cinco anos. Com esse estudo, verificou-se que ainda existem alguns métodos e técnicas que não são utilizados com tanta frequência pelos docentes, como é o caso das palestras e seminários. Os resultados obtidos confirmam os estudos descritos no referencial teórico, no tocante de ressaltar a necessidade dos professores da disciplina Matemática Financeira demonstraram conhecimento da área acadêmica e também, domínio sobre os métodos e técnicas de ensino. |
| Abstract: | In Accounting, Financial Mathematics in particular , it was found that the curriculum is composed of parts that are directed to accounting and providing information for administrative management focused on financial analysis. Thus, we see the importance of approaching the methodologies used in the teaching of Mathematics in Financial Accounting course. The objective of this research was to analyze the methodologies and teaching techniques most used in Financial Mathematics discipline, examine the level of adoption and retention, verify the difficulties encountered by students and identify the methods and techniques applied in teaching financial mathematics in science courses accounting. The research was carried out through a qualitative and quantitative approach. The sample consisted of 100 students. Using the information obtained after the application of the questionnaire, the data collected were tabulated and presented in graph form , through the SPSS tools. The student's profile , level of contribution and benefit , difficulties and learning variables : The following variables were used for the preparation of this study. Given the analyzes made , it was found that most students of accounting sciences are men aged between eighteen and twenty five years. With this study, it was found that there are still some methods and techniques that are not used so often by teachers , such as lectures and seminars . The results obtained confirm the studies described in the theoretical framework , in relation to stress the need for teachers of the course Financial Mathematics demonstrated knowledge in academia and also mastery over the methods and techniques of teaching. |
| Palavras-chave: | Ensino Contabilidade Matemática Financeira Métodos e Técnicas de Ensino |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28841 |
| Data do documento: | 11-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSM24102023.pdf | 582,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
