Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2885
Tipo: TCC
Título: O lugar das imagens: uma análise da relação texto-imagem nas atividades de leitura do livro WAY TO GO 3
Autor(es): Santos, Juliana Barbosa dos
Primeiro Orientador: Bezerra, Fábio Alexandre Silva
Resumo: Na sociedade contemporânea em que vivemos, somos expostos, diariamente, a textos multimodais (CHRISTIE, 2005). No entanto, a interpretação desses textos exige mais que a cotidiana exposição aos mesmos. Assim como se faz necessária a aprendizagem da leitura e interpretação de textos verbais, é indispensável, também, a compreensão de textos não verbais. Pesquisas têm sido desenvolvidas com o intuito de favorecer o desenvolvimento da competência multimodal (NASCIMENTO; BEZERRA, 2011; ROYCE, 2007; HEBERLE, 2012) e de práticas de multiletramento (NEW LONDON GROUP, 1996). Nesse contexto, levando em consideração a crescente exposição do aluno a textos multimodais e multimidiáticos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assim como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEMs), reconhecem a importância da prática da leitura de textos verbais e não verbais para a formação de cidadãos críticos. Sendo assim, faz-se necessário refletir sobre os critérios de uso das imagens nos livros didáticos adotados na escola pública. Martinec e Salway (2005), inspirados no trabalho Roland Barthes (1977), criaram uma classificação para as relações entre texto e imagem em composições multimodais na qual a relação de status pode ser igual (por independência ou complementariedade) ou desigual (com subordinação da imagem ou do texto verbal). Com base nesta teoria, as atividades de leitura mais os exercícios das oito unidades do livro Way to Go 3, aprovado pelo PNLD 2015, foram analisadas. Além disso, os dados foram discutidos, com foco na perspectiva dos multiletramentos e sua relevância para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Resultados gerais indicam a predominância do texto verbal sobre o não verbal e poucas referências explícitas para o trabalho com a imagem nas atividades de leitura.
Abstract: In our contemporary society, we are exposed to multimodal texts daily (CHRISTIE, 2005). However, the interpretation of these texts requires more than the daily exposure to them. Learning to read and interpret non-verbal texts is as much necessary as learning to read verbal ones. A number of studies have been developed in order to foster the development of multimodal competence (NASCIMENTO; BEZERRA, 2011; ROYCE, 2007; HEBERLE, 2012) and multiliteracy practices (NEW LONDON GROUP, 1996). In this context, taking into account the increasing exposure of students to multimodal and multimedia texts, the National Curriculum Parameters (PCNs) and the Curriculum Guidelines for Secondary Education (OCEMs) recognize the importance of reading verbal and non-verbal texts for the formation of critical citizens. Therefore, it is necessary to reflect on the criteria for using images in textbooks adopted in public schools. Martinec and Salway (2005), inspired by the work of Roland Barthes (1977), created a classification for text-image relations in multimodal compositions, which can be either equal (independently or in complementarity) or unequal (image subordinate to verbal text, or vice-versa) in status. Based on this theory, the reading activities and exercises from the eight units of the book Way to Go 3, selected by PNLD 2015, were analyzed. In addition, the research data were discussed, focusing on the multiliteracy perspective and its relevance to foreign language teaching and learning. Overall results indicated the prevalence of verbal texts over non-verbal ones and few explicit references to work with images in reading activities.
Palavras-chave: livro didático
leitura
relação texto-imagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2885
Data do documento: 15-Dez-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBS15012016.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons