Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28868
Tipo: TCC
Título: A contabilidade para tomada de decisão: percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca da disciplina de análise das demonstrações contábeis
Autor(es): Silva Júnior, Pedro Barbosa da
Primeiro Orientador: Barbosa, Edmery Tavares
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a percepção dos alunos concluintes tanto do turno da manhã quanto noite do curso de Ciências Contábeis da UFPB, com relação ao grau de importância dada pelos estudantes a análise das demonstrações contábeis como ferramenta informacional para a tomada de decisão. Buscou-se inicialmente uma base teórica, desenvolvendo-se assim uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Foi realizada uma pesquisa de campo onde foi feito um levantamento por meio de aplicação de questionários elaborados em conformidade com o problema, objetivos e fundamentação teórica, aos alunos dos períodos, 7° e 8° do turno da manhã, 9° e 10° do turno da noite, para tanto esses questionários foram aplicados pessoalmente aos alunos em sala de aula atingindo uma amostra de 88 respondentes. A análise dos resultados apontou para a existência de uma consciência bem firme sobre a importância da análise das demonstrações, isso pode ser observado tanto nas assertivas que tendem a concordância quanto as que tendem a discordância e também em suas respostas as questões abertas. Verificou se que a maioria dos estudantes tem uma percepção de que a análise das demonstrações é uma ferramenta de importante valor para o desempenho de suas carreiras como futuro contadores, além de se observar uma base de conhecimentos sobre a análise das demonstrações satisfatória diante das questões a eles aplicadas.
Abstract: This research aimed to examine the perceptions of students attending both the morning and evening UFPB Accounting course, regarding the degree of importance given by students to analyze the financial statements as an informational tool for decision making. We sought initially a theoretical basis, thus developing a literature on the subject. A field study where a survey was done by applying questionnaires designed in accordance with the problem, objectives and theoretical foundations, students of terms, 7 and 8 of the morning shift, 9 ° and 10 ° from the night shift, where these questionnaires were personally applied to students in the classroom reaching a sample of 88 respondents. The results pointed to the existence of a very strong awareness of the importance of analyzing statements, it can be observed both in assertions that tend to agreement on those which tend to disagreement and in their answers to the open questions. It was found that most students have a perception that the analysis of financial statements is an important tool for the performance of their future careers as accountants, besides observing a knowledge base on the analysis of satisfactory statements on the issues applied to them.
Palavras-chave: Contabilidade
Análise das Demonstrações Contábeis
Informação para Decisão
Informação para Decisão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28868
Data do documento: 8-Ago-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PBSJ26102023.pdf930,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons