Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lyane Marcelle Cavalcante-
dc.date.accessioned2023-10-27T10:53:24Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-10-27T10:53:24Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28874-
dc.description.abstractThe main goal of this study was to present a pedagogical proposal based on frevo in a dialogue with other artistic expressions studied in art as well as dance, theater, visual arts, besides to connect with other popular games inserted in a cultural context of students from basic education. It was developed through practice-led research in a classroom of the school "Colégio Municipal Humberto Barradas", located in the municipality of Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco state, with students from the 8o anos fundamental. We used the frevo for beyond the civic scholar calendar, creating possibilities to experience it in classrooms during the first semester of 2022. Using multi-languages and multi-facets from the frevo we experience the potential to study this brazilian cultural patrimony in school. As results we present a production of a courseware with exercises that involve the frevo as well creation of a frevo dance group in the school with participation of other teachers in a pedagogical project, promoting a new visibility and recognition of the research with the scholar community.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-10-27T10:53:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LyaneMarcelleCavalcanteSantos_Dissert.pdf: 20772884 bytes, checksum: 27a41ba346cc3274845138d3619d2115 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-27T10:53:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LyaneMarcelleCavalcanteSantos_Dissert.pdf: 20772884 bytes, checksum: 27a41ba346cc3274845138d3619d2115 (MD5) Previous issue date: 2023-04-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança - Frevopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectEscola fundamentalpt_BR
dc.subjectDance - Frevopt_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical proposalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleO frevo e as suas multilinguagens na escola: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Laranjeira, Carolina Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025820535884749pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 27/10/2023pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica baseada no frevo em diálogo com as linguagens artísticas estudadas na disciplina arte como, dança, teatro e artes visuais, além de dialogar com outras brincadeiras populares inseridas no contexto cultural de estudantes da Educação Básica. Foi desenvolvida por meio de pesquisa guiada pela prática na sala de aula, da escola de tempo integral Colégio Municipal Humberto Barradas, na cidade do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, com educandos dos 8o anos do ensino fundamental II. O intuito da proposta foi trabalhar o frevo para além do calendário cívico escolar, criando possibilidades de vivenciá-lo nas aulas de arte durante o primeiro semestre do ano de 2022. Utilizando as multilinguagens e multifacetas constituintes do frevo, experimentamos as potencialidades de estudar esse patrimônio cultural brasileiro na escola. Como resultados desta pesquisa temos: a criação de um material didático com atividades que envolvem o frevo, assim como a criação de um grupo de dança na escola, com práticas de frevo, envolvendo outros professores em um projeto pedagógico, dando assim uma nova visibilidade e reconhecimento da pesquisa junto à comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LyaneMarcelleCavalcanteSantos_Dissert.pdf20,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons