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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2887
Tipo: TCC
Título: “Eu sei falar, mas às vezes não sei explicar o porquê daquilo acontecer”: e o ensino explícito de gramática no curso de formação de professores de língua inglesa da UFPB?
Autor(es): Fagundes, Julianna Pereira
Primeiro Orientador: Dourado, Maura Regina da Silva
Resumo: O ensino explícito de gramática no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) tem sido problematizado tanto por autores que defendem a abordagem comunicativa (WILKINS, 1994) quanto por outros que argumentam que o ensino explícito de estruturas gramaticais da língua alvo possibilita ao aprendiz atingir níveis satisfatórios de proficiência linguística (ELLIS, 1997; CELCE-MURCIA, 1991; NASSAJI, FOTOS, 2004; LARSEN-FREEMAN, 2001). Em se tratando de formação docente, a proficiência linguística é um dos saberes necessários ao exercício da profissão (DOURADO, 2007, 2014, 2015) e faz parte das exigências das diretrizes curriculares nacionais para o profissional formado em Letras (BRASIL, 2001,2015). Entretanto, a partir da minha vivência no curso de graduação em Letras Inglês da UFPB – 2010.2 a 2015.1 –, percebi que o foco das aulas de língua inglesa está apenas na comunicação. É nesse cenário que este trabalho se situa, uma vez que problematizará a ausência do ensino explícito de gramática no curso de licenciatura em Letras Inglês da UFPB. De natureza interpretativista, esta pesquisa se inscreve no quadro metodológico quantitativo-qualitativo e utilizou, para coleta de dados, questionários respondidos por quinze alunos do curso de períodos diversos entre 2014.2 a 2015.1. Podemos concluir que, através dos dados coletados e analisados, o curso de licenciatura em Letras Inglês da UFPB necessita de mudanças no tipo de instrução adotada pelo docente formador aplicada ao ensino de língua inglesa, visando observar as exigências do que está prescrito nas diretrizes curriculares para cursos de licenciatura.
Abstract: Explicit grammar instruction in the EFL learning process has been discussed not only by those who defend the Communicative Approach (WILKINS, 1994) but also by those who argue that explicit grammar instruction helps learners develop their language proficiency up to satisfactory levels (ELLIS, 1997; CELCE-MURCIA, 1991; NASSAJI, FOTOS, 2004; LARSEN-FREEMAN, 2001). When it comes to teacher education, language proficiency is a prerequisite for teaching (DOURADO, 2007, 2014, 2015) and it is also a requirement posed by the National Curriculum Guidelines for Letras teacher education (BRASIL, 2001, 2015). However, the experience at UFPB undergraduate course of Letras Inglês shows that the main focus of the English classes is on communication. This piece of research aims, then, at bringing into discussion the lack of explicit grammar instruction at UFPB undergraduate course. Written open questionnaires were applied to collect data from fifteen undergraduate students. The quantitative and qualitative analyses of their standpoints regarding grammar teaching in their EFL classes allow us to conclude that UFPB undergraduate course of Letras Inglês needs to undergo a change as regards explicit grammar instruction in order to meet the standards prescribed by the National Curriculum Guidelines for teacher education.
Palavras-chave: Gramática.
Formação docente
Proficiência linguística
Conhecimento Explícito/implícito
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2887
Data do documento: 4-Dez-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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