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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28887| Tipo: | TCC |
| Título: | A biblioterapia como ponto de partida para o desabrochar de si: relato de experiência dos idosos do AMEM, João Pessoa-PB |
| Autor(es): | Oliveira, Alda Maria Nicácio da Costa Idalino de. |
| Primeiro Orientador: | Pinheiro, Edna Gomes. |
| Resumo: | Apresenta o relato de experiências e vivências, fruto do aprendizado oriundo no projeto de Extensão: Biblioterapia para idosos: ler é aprender a viver, depende de você, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolvido com os idosos do AMÉM – instituição de longa permanência para idosos (ILPI) - em João Pessoa, Paraíba. Tem como objetivo geral relatar as experiências e vivências adquiridas no decorrer no desenvolvimento de ações de biblioterapia programas para os idosos com o propósito de dar sentidos a suas vidas. A proposta do projeto baseou-se em leituras, contação de histórias, teatros de bonecas e fantoches, dinamização de contos e outras atividades aprendidas durante no Curso de graduação em Biblioteconomia. Atividades de ação cultural, desenvolvidas com o intuito de trabalhar a autoconfiança, espontaneidade e desinibição dos participantes. O relato evidência situações pertinentes do convívio entre os idosos (as) de caráter humanístico dos discentes e docentes envolvidos no projeto, que se concretizaram como um processo de ensino e aprendizagem para na formação acadêmica dos discentes envolvidos. É um recorte originado das ações de extensão do projeto em pauta, com o propósito de ressaltar a importância da prática da biblioterapia no âmbito da velhice. Considerado uma experiência exitosa, o projeto evidenciou a importância dos projetos de extensão na biblioteconomia, haja vista fortalecer a imagem humanística da profissão, reforçando o seu papel social do bibliotecário. Conclui que o projeto tornou notório o caráter humanizado e democrático das ações extensionista voltadas para a biblioterapia. E, ainda, que a realidade dos idosos no Brasil por ser injusta e desprovida de qualquer fundamento, provoca desigualdades, nunca vista. Aponta para o importante papel da leitura, enquanto atividade de entretenimento para as pessoas idosas, visto atenuar e humanizar o processo de isolamento social. |
| Abstract: | It presents the report of experiences and experiences, the result of learning from the Extension project: Bibliotherapy for the elderly: reading is learning to live, it depends on you, from the Library Science Course at the Federal University of Paraíba (UFPB), developed with the elderly from AMÉM – long-stay institution for the elderly (ILPI) - in João Pessoa, Paraíba. It has the general objective: to report the experiences acquired during the development of bibliotherapy actions programs for the elderly with the purpose of giving meaning to their lives, . The project proposal was based on readings, storytelling, doll and puppet theater, storytelling and other activities learned during the undergraduate course in Librarianship. Cultural action activities, developed with the aim of working on the self-confidence, spontaneity and disinhibition of the participants. The report evidences relevant situations of coexistence between the elderly (as) of a humanistic character of the students and teachers involved in the project, which materialized as a teaching and learning process for the academic training of the students involved. It is a clipping originated from the extension actions of the project in question, with the purpose of highlighting the importance of the practice of bibliotherapy in the context of old age. Considered a successful experience, the project highlighted the importance of extension projects in librarianship, with a view to strengthening the humanistic image of the profession, reinforcing the librarian's social role. It concludes that the project highlighted the humanized and democratic nature of extensionist actions aimed at bibliotherapy. And, still, that the reality of the elderly in Brazil, being unfair and devoid of any foundation, causes inequalities, never seen before. It points to the important role of reading, as an entertainment activity for the elderly, as it mitigates and humanizes the process of social isolation. |
| Palavras-chave: | Biblioterapia. Extensão universitária. Leitura. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28887 |
| Data do documento: | 22-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
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