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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28895
Tipo: TCC
Título: ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCORDÂNCIA VERBAL
Autor(es): AZEVEDO, ANABELLE SOUSA
Primeiro Orientador: Silva., Henrique Miguel de Lima
Resumo: Este presente trabalho visa propor o enisno de Concordância Verbal, para alunos surdos do 6o. Ano do Ensino Fundamental, a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática tomando por base a teoria de Schneuwly e Dolz (2004). O gênero textual escolhido para compor a proposta pedagógica foi História em Quadrinhos, por fazer uso de uma lingugem verbal e não-verbal, já que o processo de ensino do aluno surdo se beneficia do uso das imagens visuais e os educadores devem compreender mais sobre seu poder construtivo para utilizá-las adequadamente (REILY, 2003). A proposta foi feita levando em consideração as noções de Concordância Verbal de acordo com o que propõe Cunha e Cintra (2019) e Bechara (2019). Para compreender a proposta é necessário deburçar-se sobre a cultura surda e como esse processo influencia a escrita dos indivíduos na condição de surdez, uma vez que são sujeitos que possuem a Língua Brasileira de Sinais como sua primeira língua, e o português como língua secundária, na sua modalidade escrita.
Abstract: This paper aims to propose the teaching of Verbal Concordance for deaf students of 6th. Year of Elementary School, from the development of a Didactic Sequence based on the theory of Schneuwly and Dolz (2004). The textual genre chosen to compose the pedagogical proposal was Comics, for making use of verbal and non-verbal language, since the teaching process of the deaf student benefits from the use of visual images and educators should understand more about their constructive power to use them properly (REILY, 2003). The proposal was made taking into consideration the notions of Verbal Concordance according to what Cunha and Cintra (2019) and Bechara (2019) propose. To understand the proposal, it is necessary to discuss the deaf culture and how this process influences the writing of individuals in the condition of deafness, since they are subjects who have the Brazilian Sign Language as their first language, and Portuguese as a secondary language, in its written modality.
Palavras-chave: Sequência Didática. Surdo. Ensino. Concordância Verbal.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28895
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



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