Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Magna Rafaela de Sousa e-
dc.date.accessioned2017-11-20T12:52:41Z-
dc.date.available2015-12-15-
dc.date.available2017-11-20T12:52:41Z-
dc.date.issued2015-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2889-
dc.description.abstractThis work aims to identify and reflect on the challenges for the teaching of English in a class of youth and adult education in a public high school in João Pessoa. It also looks at teaching practices and materials developed from the perspective of critical literacy in the subproject PIBID (Institutional Program of Grants for Initial Teaching Practice) for the English teacher education course at Universidade Federal da Paraíba to help to overcome the challenges faced. The work has a qualitative nature and fits in an action research model. It takes as corpus twelve reflective journals written by three student teachers working at the subproject and two lesson plans designed by them. Data analysis has shown that, through lessons based on Critical Literacy, students’ engagement with the English language has changed in a positive way, as well as their behavior in classes, what helped to overcome some of the challenges encountered. This work also highlighted the importance of reflecting on teaching practices for students of Youth and Adult Education as a way of expanding teachers’ knowledge in initial education, as they have the opportunity to resignify their practices and become better prepared to work with students in EJA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T12:52:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MRSS15122015.pdf: 630846 bytes, checksum: a3cc30bb3506d093a5148b597555888b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T12:52:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MRSS15122015.pdf: 630846 bytes, checksum: a3cc30bb3506d093a5148b597555888b (MD5) Previous issue date: 2015-11-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)pt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleReflexões de professores em formação sobre o ensino de língua inglesa na EJA sob a perspectiva do letramento criticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Angélica Araújo de Melo-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre os desafios para o ensino de língua inglesa em uma turma de EJA/ Ensino Médio de uma escola da rede estadual de João Pessoa. Alem disso, são avaliadas práticas pedagógicas e materiais didáticos desenvolvidos sob uma perspectiva de letramento crítico dentro do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) para o curso de Licenciatura em Letras-Inglês na Universidade Federal da Paraíba, de forma a facilitar o enfrentamento dos desafios encontrados. O trabalho de natureza qualitativa, que se encaixa em uma proposta de pesquisa-ação, toma como corpus de investigação doze diários reflexivos de três bolsistas do subprojeto e dois planos de aula por eles elaborados. A análise dos dados permitiu constatar que, através de aulas baseadas no Letramento Crítico, o envolvimento dos alunos com a língua inglesa mudou de forma positiva, assim como seu comportamento durante as aulas, o que facilitou a superação de alguns dos desafios encontrados. A pesquisa ainda evidenciou a importância da reflexão sobre práticas pedagógicas voltadas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos como instrumento de ampliação dos conhecimentos docentes de professores em formação inicial, que têm a oportunidade de ressignificar suas práticas e se tornar melhor preparados para atuar na EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRSS15122015.pdf616,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons