Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, ISRAEL NIWTON DA COSTA-
dc.date.accessioned2023-11-03T14:36:39Z-
dc.date.available2023-11-03T14:36:39Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28901-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-11-03T14:36:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Israel Niwton da Costa Pereira_PEREIRA, Israel (2023) Novas formas de ler, novos horizontes para a educação.pdf: 772565 bytes, checksum: cb6889e0511de2a8aa619b35a52f701c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-03T14:36:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Israel Niwton da Costa Pereira_PEREIRA, Israel (2023) Novas formas de ler, novos horizontes para a educação.pdf: 772565 bytes, checksum: cb6889e0511de2a8aa619b35a52f701c (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular. Escolas Cidadãs. Leitura Literária. Clubes Juvenis.pt_BR
dc.titleNOVAS FORMAS DE LER, NOVOS HORIZONTES PARA A EDUCAÇÃO: ESPAÇOS PARA LEITURA LITERÁRIA EM CLUBES JUVENIS NA PARAÍBApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi., Daniela Maria-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o espaço da leitura literária em clubes juvenis das escolas cidadãs integrais da Paraíba e reconhecê-los como uma ferramenta para a formação do leitor literário. A pesquisa foi motivada pelas transformações no sistema de ensino brasileiro, especialmente no contexto das Escolas Cidadãs da Paraíba, que buscam implementar o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). O estudo utilizou uma abordagem metodológica aplicada e exploratória, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises de documentos oficiais e levantamento de dados nas escolas amostragem. Os resultados indicaram que as Escolas Cidadãs da Paraíba adotam conceitos pedagógicos relevantes, como o protagonismo juvenil e os clubes juvenis, para promover uma formação integral dos alunos. No entanto, ainda há a necessidade de investigar o espaço específico da leitura literária no currículo dessas escolas e de identificar os clubes de leitura existentes. Através da pesquisa este trabalho fornece subsídios para a formação de leitores literários críticos e autônomos através de círculos de leitura. Além disso, apresenta orientações teóricas e metodológicas para a mediação de clubes de leitura na escola, bem como uma análise de propostas já realizadas com estudantes. Esses resultados podem servir de base para futuras pesquisas e práticas pedagógicas voltadas para a leitura literária em Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons