Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28901Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | PEREIRA, ISRAEL NIWTON DA COSTA | - |
| dc.date.accessioned | 2023-11-03T14:36:39Z | - |
| dc.date.available | 2023-11-03T14:36:39Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28901 | - |
| dc.description.abstract | . | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-11-03T14:36:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Israel Niwton da Costa Pereira_PEREIRA, Israel (2023) Novas formas de ler, novos horizontes para a educação.pdf: 772565 bytes, checksum: cb6889e0511de2a8aa619b35a52f701c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-03T14:36:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Israel Niwton da Costa Pereira_PEREIRA, Israel (2023) Novas formas de ler, novos horizontes para a educação.pdf: 772565 bytes, checksum: cb6889e0511de2a8aa619b35a52f701c (MD5) Previous issue date: 2023-06-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Base Nacional Comum Curricular. Escolas Cidadãs. Leitura Literária. Clubes Juvenis. | pt_BR |
| dc.title | NOVAS FORMAS DE LER, NOVOS HORIZONTES PARA A EDUCAÇÃO: ESPAÇOS PARA LEITURA LITERÁRIA EM CLUBES JUVENIS NA PARAÍBA | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi., Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o espaço da leitura literária em clubes juvenis das escolas cidadãs integrais da Paraíba e reconhecê-los como uma ferramenta para a formação do leitor literário. A pesquisa foi motivada pelas transformações no sistema de ensino brasileiro, especialmente no contexto das Escolas Cidadãs da Paraíba, que buscam implementar o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). O estudo utilizou uma abordagem metodológica aplicada e exploratória, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises de documentos oficiais e levantamento de dados nas escolas amostragem. Os resultados indicaram que as Escolas Cidadãs da Paraíba adotam conceitos pedagógicos relevantes, como o protagonismo juvenil e os clubes juvenis, para promover uma formação integral dos alunos. No entanto, ainda há a necessidade de investigar o espaço específico da leitura literária no currículo dessas escolas e de identificar os clubes de leitura existentes. Através da pesquisa este trabalho fornece subsídios para a formação de leitores literários críticos e autônomos através de círculos de leitura. Além disso, apresenta orientações teóricas e metodológicas para a mediação de clubes de leitura na escola, bem como uma análise de propostas já realizadas com estudantes. Esses resultados podem servir de base para futuras pesquisas e práticas pedagógicas voltadas para a leitura literária em Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Israel Niwton da Costa Pereira_PEREIRA, Israel (2023) Novas formas de ler, novos horizontes para a educação.pdf | 754,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
