Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28901| Tipo: | TCC |
| Título: | NOVAS FORMAS DE LER, NOVOS HORIZONTES PARA A EDUCAÇÃO: ESPAÇOS PARA LEITURA LITERÁRIA EM CLUBES JUVENIS NA PARAÍBA |
| Autor(es): | PEREIRA, ISRAEL NIWTON DA COSTA |
| Primeiro Orientador: | Segabinazi., Daniela Maria |
| Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o espaço da leitura literária em clubes juvenis das escolas cidadãs integrais da Paraíba e reconhecê-los como uma ferramenta para a formação do leitor literário. A pesquisa foi motivada pelas transformações no sistema de ensino brasileiro, especialmente no contexto das Escolas Cidadãs da Paraíba, que buscam implementar o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). O estudo utilizou uma abordagem metodológica aplicada e exploratória, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises de documentos oficiais e levantamento de dados nas escolas amostragem. Os resultados indicaram que as Escolas Cidadãs da Paraíba adotam conceitos pedagógicos relevantes, como o protagonismo juvenil e os clubes juvenis, para promover uma formação integral dos alunos. No entanto, ainda há a necessidade de investigar o espaço específico da leitura literária no currículo dessas escolas e de identificar os clubes de leitura existentes. Através da pesquisa este trabalho fornece subsídios para a formação de leitores literários críticos e autônomos através de círculos de leitura. Além disso, apresenta orientações teóricas e metodológicas para a mediação de clubes de leitura na escola, bem como uma análise de propostas já realizadas com estudantes. Esses resultados podem servir de base para futuras pesquisas e práticas pedagógicas voltadas para a leitura literária em Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. |
| Abstract: | . |
| Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular. Escolas Cidadãs. Leitura Literária. Clubes Juvenis. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28901 |
| Data do documento: | 12-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Israel Niwton da Costa Pereira_PEREIRA, Israel (2023) Novas formas de ler, novos horizontes para a educação.pdf | 754,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
