Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28902
Tipo: | TCC |
Título: | ABORDAGEM DA ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS |
Autor(es): | LIMA, JEFFERSON ARAÚJO DE |
Primeiro Orientador: | Aragão Neto, Magdiel Medeiros |
Resumo: | Este é um trabalho de cunho sintático-semântico que tem por objetivo investigar como se dá a abordagem das orações subordinadas adverbiais no livro didático de português do 9o ano “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagens” (ORMUNDO e SINISCALCHI, 2018). Para isso, embasamo-nos em gramáticos, a exemplo de Rocha Lima (2021) e Cunha & Cintra (2016), e linguistas, a exemplo de Vieira & Faraco (2021) e Travaglia (2002). Com relação ao ensino, fundamentamo-nos nos ditos preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Optamos pelas orações subordinadas adverbiais por estas serem muito utilizadas em gêneros narrativos e argumentativos, os quais são vistos pela BNCC como essenciais para os anos finais do ensino fundamental. Nossa análise ancora-se no paradigma interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), o qual nos permite inferir, a partir das leituras que compõem a fundamentação teórica deste trabalho, que o viés do corpus deste trabalho se enquadra no paradigma da linguística textual. O método para o desenvolvimento de nossa pesquisa ocorreu em duas partes: a primeira priorizando os conceitos dados pela gramática normativa às orações subordinadas adverbiais, com maior ênfase às condicionais, causais e temporais; e a segunda parte fazendo uma análise do livro didático acerca dos conceitos e propostas de exercícios para o trabalho com as orações subordinadas adverbiais, tendo em vista sempre as recomendações da BNCC. Buscamos averiguar se o livro didático compreende o aspecto gramatical em suas orientações; e se o material didático assume o texto como o principal objeto de estudo da aula de português, fazendo a partir dele as intervenções que lhe forem pertinentes. E pudemos, com isso, constatar que o livro didático tem uma tendência a considerar mais o aspecto semântico, do que o sintático. |
Abstract: | . |
Palavras-chave: | Oração subordinada adverbial, livro didático de português, gramática, BNCC. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28902 |
Data do documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jefferson Araújo de Lima_LIMA, Jefferson (2023) Abordagem da oração subordinada adverbial em um livro didático.pdf | 573,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons