Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28902
Tipo: TCC
Título: ABORDAGEM DA ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
Autor(es): LIMA, JEFFERSON ARAÚJO DE
Primeiro Orientador: Aragão Neto, Magdiel Medeiros
Resumo: Este é um trabalho de cunho sintático-semântico que tem por objetivo investigar como se dá a abordagem das orações subordinadas adverbiais no livro didático de português do 9o ano “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagens” (ORMUNDO e SINISCALCHI, 2018). Para isso, embasamo-nos em gramáticos, a exemplo de Rocha Lima (2021) e Cunha & Cintra (2016), e linguistas, a exemplo de Vieira & Faraco (2021) e Travaglia (2002). Com relação ao ensino, fundamentamo-nos nos ditos preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Optamos pelas orações subordinadas adverbiais por estas serem muito utilizadas em gêneros narrativos e argumentativos, os quais são vistos pela BNCC como essenciais para os anos finais do ensino fundamental. Nossa análise ancora-se no paradigma interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), o qual nos permite inferir, a partir das leituras que compõem a fundamentação teórica deste trabalho, que o viés do corpus deste trabalho se enquadra no paradigma da linguística textual. O método para o desenvolvimento de nossa pesquisa ocorreu em duas partes: a primeira priorizando os conceitos dados pela gramática normativa às orações subordinadas adverbiais, com maior ênfase às condicionais, causais e temporais; e a segunda parte fazendo uma análise do livro didático acerca dos conceitos e propostas de exercícios para o trabalho com as orações subordinadas adverbiais, tendo em vista sempre as recomendações da BNCC. Buscamos averiguar se o livro didático compreende o aspecto gramatical em suas orientações; e se o material didático assume o texto como o principal objeto de estudo da aula de português, fazendo a partir dele as intervenções que lhe forem pertinentes. E pudemos, com isso, constatar que o livro didático tem uma tendência a considerar mais o aspecto semântico, do que o sintático.
Abstract: .
Palavras-chave: Oração subordinada adverbial, livro didático de português, gramática, BNCC.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28902
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons