Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAULINO, MARIA EDUARDA DE MELO-
dc.date.accessioned2023-11-03T14:47:04Z-
dc.date.available2023-11-03T14:47:04Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28904-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the representation of people with disabilities in Brazilian Literature, using as a study object the novel Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) by Machado de Assis, and the short story "A cega e a negra - uma fábula" from the book Mulher Mat(r)iz (2011) by Miriam Alves, as well as examining the impact of these representations on society. The theoretical basis for the analysis includes works such as A Epopéia Ignorada - A pessoa deficiente na História do mundo ontem e hoje (1986) by Otto Marques Silva, and A pessoa com deficiência na História do Brasil - Uma trajetória de silêncios e gritos (2020) by Emílio Figueira. Additionally, we will draw upon the literary field by utilizing the book A literatura e a formação do homem (1999) by Antônio Cândido. Through these theoretical frameworks, the literary works will be analyzed to understand how characters with disabilities are represented in these narratives, and the implications of these representations in the social imaginary concerning people with disabilities. Moreover, the aim is to reflect on how discussing this theme can contribute to the creation of a more inclusive and representative literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-11-03T14:47:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Maria Eduarda de Melo Paulino_PAULINO, Eduarda (2023) A ficcionalização de pessoas com deficiência na literatura brasileira.pdf: 838599 bytes, checksum: 0a482659a14fb9c2d3b9e4e21befc80e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-03T14:47:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Maria Eduarda de Melo Paulino_PAULINO, Eduarda (2023) A ficcionalização de pessoas com deficiência na literatura brasileira.pdf: 838599 bytes, checksum: 0a482659a14fb9c2d3b9e4e21befc80e (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura; autoria negra; pessoas com deficiência; inclusão; representatividade.pt_BR
dc.titleA FICCIONALIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA LEITURA A PARTIR DE MACHADO DE ASSIS E MIRIAM ALVESpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva., Franciane Conceição da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a representação das pessoas com deficiência na Literatura Brasileira, utilizando como objeto de estudo a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, e o conto “A cega e a negra – uma fábula”, extraído da obra Mulher Mat(r)iz (2011), de Miriam Alves, bem como analisar o impacto dessas representações na sociedade. Para fundamentar teoricamente as análises desenvolvidas, pautamo-nos em aportes teóricos, tais como, A Epopéia Ignorada – A pessoa deficiente na História do mundo ontem e hoje (1986), de Otto Marques Silva e A pessoa com deficiência na História do Brasil – Uma trajetória de silêncios e gritos (2020) de Emílio Figueira. Como aporte teórico do campo literário, utilizaremos a obra A literatura e a formação do homem (1999), de Antônio Cândido. A partir dessesreferenciais, buscaremos analisar as obras literárias com o intuito de compreender como as personagens com deficiência são representadas nestas narrativas, e quais as implicações dessas representações no imaginário social em relação às pessoas com deficiência. Além disso, pretende-se refletir como a discussão dessa temática pode contribuir para a construção de uma literatura mais inclusiva e representativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons