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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28904
Tipo: TCC
Título: A FICCIONALIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA LEITURA A PARTIR DE MACHADO DE ASSIS E MIRIAM ALVES
Autor(es): PAULINO, MARIA EDUARDA DE MELO
Primeiro Orientador: Silva., Franciane Conceição da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a representação das pessoas com deficiência na Literatura Brasileira, utilizando como objeto de estudo a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, e o conto “A cega e a negra – uma fábula”, extraído da obra Mulher Mat(r)iz (2011), de Miriam Alves, bem como analisar o impacto dessas representações na sociedade. Para fundamentar teoricamente as análises desenvolvidas, pautamo-nos em aportes teóricos, tais como, A Epopéia Ignorada – A pessoa deficiente na História do mundo ontem e hoje (1986), de Otto Marques Silva e A pessoa com deficiência na História do Brasil – Uma trajetória de silêncios e gritos (2020) de Emílio Figueira. Como aporte teórico do campo literário, utilizaremos a obra A literatura e a formação do homem (1999), de Antônio Cândido. A partir dessesreferenciais, buscaremos analisar as obras literárias com o intuito de compreender como as personagens com deficiência são representadas nestas narrativas, e quais as implicações dessas representações no imaginário social em relação às pessoas com deficiência. Além disso, pretende-se refletir como a discussão dessa temática pode contribuir para a construção de uma literatura mais inclusiva e representativa.
Abstract: This paper aims to analyze the representation of people with disabilities in Brazilian Literature, using as a study object the novel Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) by Machado de Assis, and the short story "A cega e a negra - uma fábula" from the book Mulher Mat(r)iz (2011) by Miriam Alves, as well as examining the impact of these representations on society. The theoretical basis for the analysis includes works such as A Epopéia Ignorada - A pessoa deficiente na História do mundo ontem e hoje (1986) by Otto Marques Silva, and A pessoa com deficiência na História do Brasil - Uma trajetória de silêncios e gritos (2020) by Emílio Figueira. Additionally, we will draw upon the literary field by utilizing the book A literatura e a formação do homem (1999) by Antônio Cândido. Through these theoretical frameworks, the literary works will be analyzed to understand how characters with disabilities are represented in these narratives, and the implications of these representations in the social imaginary concerning people with disabilities. Moreover, the aim is to reflect on how discussing this theme can contribute to the creation of a more inclusive and representative literature.
Palavras-chave: Literatura; autoria negra; pessoas com deficiência; inclusão; representatividade.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28904
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



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