Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, MAURÍCIO RAFAEL BORBA-
dc.date.accessioned2023-11-03T14:53:35Z-
dc.date.available2023-11-03T14:53:35Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28907-
dc.description.abstractThe present work proposes to construct meanings through vagueness in automotive advertisements. Vagueness, which is a type of semantic indetermination, can lead to varied interpretations of the utterance, leading the reader to different conclusions, based on their experiences and knowledge. In view of the relationships that words have with each other and in view of this different possibilities, we use vagueness as a guiding parameter in the construction of meaning in advertisements of the same segment, automotive advertising in this case, where the use of vagueness in its construction was analyzed. In the chosen advertisements, we found examples that allow us to use precision to establish possible interpretations that undo vagueness. The elements analyzed in the selected advertisements are used in a way that stimulates a conclusion regarding the real meaning of the highlighted term. For this, the work is divided into two moments. The first deals with the phenomenon of vagueness theoretically while in the second we use advertising to analyze the language and from there explain the purpose and meaning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-11-03T14:53:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Maurício Rafael Borba Martins_MARTINS, Maurício (2023) Construção de sentido por meio da vagueza em propagandas automotivas.pdf: 1607449 bytes, checksum: 0ef471dda4bc785d1853dc3935d4efde (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-03T14:53:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Maurício Rafael Borba Martins_MARTINS, Maurício (2023) Construção de sentido por meio da vagueza em propagandas automotivas.pdf: 1607449 bytes, checksum: 0ef471dda4bc785d1853dc3935d4efde (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVagueza, Precisificação, Sentido, Propaganda.pt_BR
dc.titleCONSTRUÇÃO DE SENTIDO POR MEIO DA VAGUEZA EM PROPAGANDAS AUTOMOTIVASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos., Maria Leonor Maia dos-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe construir sentidos por intermédio da vagueza em propagandas automotivas. A vagueza, que é um tipo de indeterminação semântica, pode ocasionar interpretações variadas do enunciado, levando o leitor a conclusões diversas, com base em suas experiências e conhecimentos. Tendo em vista as relações que as palavras têm umas com as outras e diante disso possibilidades distintas, utilizamos a vagueza como parâmetro norteador na construção do sentido em propagandas de mesmo segmento, publicidade automotiva neste caso, onde foi analisada a utilização de vagueza em sua construção. Nas propagandas escolhidas, encontramos exemplos que nos permitem utilizar a precisificação para estabelecer possíveis interpretações que desfaçam a vagueza. Os elementos analisados nas propagandas selecionadas são utilizados de forma que estimule uma conclusão a respeito do real sentido do termo destacado. Para isso, ocorre a divisão do trabalho em dois momentos. O primeiro trata do fenômeno da vagueza teoricamente enquanto que no segundo momento utilizamos propagandas publicitárias para analisar a linguagem e a partir disso explicar a finalidade e o sentido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons