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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28907
Tipo: TCC
Título: CONSTRUÇÃO DE SENTIDO POR MEIO DA VAGUEZA EM PROPAGANDAS AUTOMOTIVAS
Autor(es): MARTINS, MAURÍCIO RAFAEL BORBA
Primeiro Orientador: Santos., Maria Leonor Maia dos
Resumo: O presente trabalho propõe construir sentidos por intermédio da vagueza em propagandas automotivas. A vagueza, que é um tipo de indeterminação semântica, pode ocasionar interpretações variadas do enunciado, levando o leitor a conclusões diversas, com base em suas experiências e conhecimentos. Tendo em vista as relações que as palavras têm umas com as outras e diante disso possibilidades distintas, utilizamos a vagueza como parâmetro norteador na construção do sentido em propagandas de mesmo segmento, publicidade automotiva neste caso, onde foi analisada a utilização de vagueza em sua construção. Nas propagandas escolhidas, encontramos exemplos que nos permitem utilizar a precisificação para estabelecer possíveis interpretações que desfaçam a vagueza. Os elementos analisados nas propagandas selecionadas são utilizados de forma que estimule uma conclusão a respeito do real sentido do termo destacado. Para isso, ocorre a divisão do trabalho em dois momentos. O primeiro trata do fenômeno da vagueza teoricamente enquanto que no segundo momento utilizamos propagandas publicitárias para analisar a linguagem e a partir disso explicar a finalidade e o sentido.
Abstract: The present work proposes to construct meanings through vagueness in automotive advertisements. Vagueness, which is a type of semantic indetermination, can lead to varied interpretations of the utterance, leading the reader to different conclusions, based on their experiences and knowledge. In view of the relationships that words have with each other and in view of this different possibilities, we use vagueness as a guiding parameter in the construction of meaning in advertisements of the same segment, automotive advertising in this case, where the use of vagueness in its construction was analyzed. In the chosen advertisements, we found examples that allow us to use precision to establish possible interpretations that undo vagueness. The elements analyzed in the selected advertisements are used in a way that stimulates a conclusion regarding the real meaning of the highlighted term. For this, the work is divided into two moments. The first deals with the phenomenon of vagueness theoretically while in the second we use advertising to analyze the language and from there explain the purpose and meaning.
Palavras-chave: Vagueza, Precisificação, Sentido, Propaganda.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28907
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



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