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metadata.dc.type: TCC
Title: A abordagem dos gêneros da ordem do argumentar na coleção português linguagens
metadata.dc.creator: Nascimento, Allísson Felipe da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Socorro Claúdia Tavares de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar como os gêneros da ordem do argumentar são abordados na coleção Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, destinada ao Ensino Fundamental II. A presente pesquisa fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos de Bakthin (2003), Marcuschi (2008), Dolz e Schneuwly (2004) sobre os gêneros. Como procedimento metodológico, foram analisadas apenas as atividades de produção de texto da coleção que propunham a produção, oral ou escrita, de um gênero da ordem do argumentar a fim de verificar qual a abordagem dada a esses gêneros para, em seguida, confrontar com as teorias que tratam desse tema e com os documentos oficiais que orientam o ensino de língua materna. Utilizamos como categorias de análise os elementos que constituem os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003), a saber: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Ao final da análise, encontramos um panorama satisfatório no que diz respeito ao trabalho com gêneros da ordem do argumentar. Apesar de existirem algumas lacunas no recorte que elegemos para esta pesquisa, observamos que a coleção analisada promove uma atmosfera de entrosamento do aluno com o gênero que será produzido, contribuindo de forma efetiva para a apropriação dos gêneros da ordem do argumentar por parte dos alunos do Ensino Fundamental.
Abstract: This study aims to investigate how the argumentative genres are approached in the collection Português Linguagens, from the authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, designed for Middle School. This research is based mainly on the assumptions of Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Dolz and Schneuwly (2004) on genrers. As a methodological procedure, it was analyzed only the activities of text production from the collection wich proposes oral or written production of an argumentative genrer to verify wich given approach to these genres to, then, confront the theories that deal with this topic and with the official documents that guide the mother tongue teaching. We used as analytical categories the elements that compose the speech genres according to Bakhtin (2003), wich are: thematic contente, manner and compositional construction. After the analysis, we found a satisfactory prospect regarding the work with argumentative genres. Although there are some gaps in what we have chosen for this study, we noticed that the analyzed collection promotes an atmosphere of belonging in the student with the genrer that will be produced, contributing effectively to the appropriation of the argumentative genres by the students of Middle School.
Keywords: Gêneros discursivos
Livro didático
Produção de texto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2891
Issue Date: 11-Nov-2015
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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