Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2892
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Nadia Vicente da. | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T13:03:00Z | - |
dc.date.available | 2016-01-04 | - |
dc.date.available | 2017-11-20T13:03:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2892 | - |
dc.description.abstract | Recognised for his unique style of making cinema, known as Burtonesque by the critics, Tim Burton, the famous and excentric contemporary director, uses the intertextuality of his cinematographic, literary and stylistic references and influences in his own work, reinventing it without ever appearing repetitive in each new production. In the present work, we seek to investigate the reception of Vincent, the first professional work with the director’s signature, through the analysis of academic texts and articles of Frierson (2009), Cánepa (2010), Majczak (2011) and Fernandes (2015), since these texts utilize Vincent to review the essence of the burtonesque style, giving the form as it represents the intertextual elements of his references in this film that is considered as the embrio of Tim Burton’s work as it is recognized today. Vincent brings with it the multiplicity of personal references of the director, that through the intertextuality conducts a dialogue with the director’s own works, resulting in a unique piece recognized by almost everyone who has already had access to some films of Burton, emphasizing the importance of this short film for the understanding of his productions. As theoretical support, we use as a base the ideas and theories of authors as Jauss (1979) and Iser (1999) about the aesthetic of reception, Bakhtin (2002) and dialogism, Hutcheon and the use of pastiche, Todorov (2008) and the fantastic associated with expressionism as understood by Eisner (1985) and Cardinal (1988), showing us how the dark and the gothic relate to expressionism and result in the burtonesque style. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T13:03:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NVS04012016.pdf: 1438775 bytes, checksum: 16f2c85b4ea675268191e1a76197fed2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-20T13:03:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NVS04012016.pdf: 1438775 bytes, checksum: 16f2c85b4ea675268191e1a76197fed2 (MD5) Previous issue date: 2015-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Vincent | pt_BR |
dc.subject | Burtonesco | pt_BR |
dc.title | A importância do filme Vincent, de Tim Burton: influência e recepção. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Smith, Michael Harold | - |
dc.description.resumo | Reconhecido por seu estilo único de fazer cinema, chamado de Burtonesque pelos críticos, Tim Burton, o famoso e excêntrico diretor contemporâneo, se utiliza da intertextualidade de suas referências e influências cinematográficas, literárias e estilísticas com a sua própria obra, se reinventando, sem nunca parecer repetitivo a cada nova produção. No atual trabalho, buscamos investigar a recepção de Vincent, o primeiro trabalho profissional com a assinatura do diretor, através da análise de textos e artigos acadêmicos de Frierson (2009), Cánepa (2010), Majczak (2011) e Fernandes (2015), posto que estes textos utilizam-se de Vincent para buscar a essência do estilo burtonesco, dada a forma como este representa os intertextos de suas referências neste filme, que é considerado o embrião da obra de Tim Burton como é reconhecida hoje. Vincent traz consigo uma multiplicidade de referências pessoais do diretor, e que, através da intertextualidade, dialoga com a própria obra do diretor, resultando num trabalho único e reconhecido por quase todos que já tiveram acesso aos trabalhos de Burton, ressaltando a importância deste curta-metragem para a compreensão de sua obra. Como suporte teórico, nos embasamos nas ideias e teorias de autores como Jauss (1979) e Iser (1999) sobre a estética da recepção, Bakhtin (2002) e o dialogismo, Hutcheon e o Pastiche, Todorov (2008) e o fantástico, que associado com o expressionismo como concebido por Eisner (1985) e também Cardinal (1988), nos mostra como o dark e o gótico se relacionam ao expressionismo e resulta no estilo burtonesco. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NVS04012016.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons