Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Efraim Francisco-
dc.date.accessioned2023-11-14T16:14:29Z-
dc.date.available2023-11-14-
dc.date.available2023-11-14T16:14:29Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28932-
dc.description.abstractIn this course conclusion work, I deal with the possible contributions of the performances/declamations of cordel to the teaching-learning process, based on the analysis of my performance “Comadre Fulozinha, a protector of the forest”, performed at Centro de Ensino Dr. Pedro Inácio de Santana (CEPIS). Based on the decolonial perspective on cordel, it is understood in this work as anthropophagic poetry, developed from the creative dialogue between the various cultures present in the formation of Brazil, which only happens and materializes at the moment of performance/declamation, where it ceases to be just text and becomes text in action. It is in the declamation that a dialogue is established between the bodies present (performer, audience, text and space) and co-participants, meanings are attributed to the cordel and knowledge is constructed and shared. Based on this, I reflect here on how the performance carried out at CEPIS contributed to the teaching-learning process and what knowledge was built and shared. It was found that the performance enabled the manipulation of the bodies present and allowed the creation of a liminal space/moment between the real/familiar and fictional environment, resulting in the students' approximation to the mythology of Comadre Fulozinha, through awareness of her history. Some students also got to know her, others deepened the knowledge they already had about her and still others overcame their fear of her. With these results, I demonstrate the importance of this work with cordel in the field of art education, as the declamations proved to be versatile and useful, and can be manipulated in different ways to achieve certain objectives in the teaching learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-11-14T16:14:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFC14112023.pdf: 439966 bytes, checksum: 268740efba1ffa05ac36e03996c595d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-14T16:14:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFC14112023.pdf: 439966 bytes, checksum: 268740efba1ffa05ac36e03996c595d3 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro - Ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.titleDos causos que Eu conto : um estudo do trabalho performativo com o cordel.pt_BR
dc.title.alternativeDos tales que Eu contato : a study of performative work with cordel.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Carlos Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651913037096669pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso trato das possíveis contribuições das performances/declamações de cordéis para o processo de ensino-aprendizagem, a partir da análise da minha performance “Comadre Fulozinha, a protetora da mata”, realizada no Centro de Ensino Dr. Pedro Inácio de Santana (CEPIS). Fundamentado na perspectiva decolonial sobre o cordel, ele é entendido neste trabalho como poesia antropófaga, desenvolvida a partir do diálogo criativo entre as várias culturas presentes na formação do Brasil, que somente acontece e se concretiza no momento da performance/declamação, onde deixa de ser apenas texto e passa a ser texto em ação. É na declamação que se estabelece um diálogo entre os corpos presentes (performer, público, texto e espaço) e coparticipantes, são atribuídos sentidos ao cordel e saberes são construídos e compartilhados. A partir disso, aqui reflito sobre quais maneiras a performance realizada no CEPIS contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem e quais saberes foram construídos e compartilhados. Foi constatado que a performance possibilitou a manipulação dos corpos presentes e permitiu a criação de um espaço/momento liminar entre o ambiente real/familiar e fictício, resultando na aproximação dos alunos à mitologia da Comadre Fulozinha, através da sensibilização com a sua história. Também alguns alunos passaram a conhecê-la, outros aprofundaram o conhecimento que já tinham sobre ela e ainda outros superaram o medo que tinham dela. Com esses resultados demonstro a importância deste trabalho com o cordel no campo da arte-educação, pois as declamações se revelaram versáteis e úteis, podendo ser manipuladas de diversas maneiras para se alcançar determinados objetivos no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFC14112023.pdf429,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons