Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28932| Tipo: | TCC |
| Título: | Dos causos que Eu conto : um estudo do trabalho performativo com o cordel. |
| Título(s) alternativo(s): | Dos tales que Eu contato : a study of performative work with cordel. |
| Autor(es): | Correia, Efraim Francisco |
| Primeiro Orientador: | Guimarães, Carlos Henrique |
| Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso trato das possíveis contribuições das performances/declamações de cordéis para o processo de ensino-aprendizagem, a partir da análise da minha performance “Comadre Fulozinha, a protetora da mata”, realizada no Centro de Ensino Dr. Pedro Inácio de Santana (CEPIS). Fundamentado na perspectiva decolonial sobre o cordel, ele é entendido neste trabalho como poesia antropófaga, desenvolvida a partir do diálogo criativo entre as várias culturas presentes na formação do Brasil, que somente acontece e se concretiza no momento da performance/declamação, onde deixa de ser apenas texto e passa a ser texto em ação. É na declamação que se estabelece um diálogo entre os corpos presentes (performer, público, texto e espaço) e coparticipantes, são atribuídos sentidos ao cordel e saberes são construídos e compartilhados. A partir disso, aqui reflito sobre quais maneiras a performance realizada no CEPIS contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem e quais saberes foram construídos e compartilhados. Foi constatado que a performance possibilitou a manipulação dos corpos presentes e permitiu a criação de um espaço/momento liminar entre o ambiente real/familiar e fictício, resultando na aproximação dos alunos à mitologia da Comadre Fulozinha, através da sensibilização com a sua história. Também alguns alunos passaram a conhecê-la, outros aprofundaram o conhecimento que já tinham sobre ela e ainda outros superaram o medo que tinham dela. Com esses resultados demonstro a importância deste trabalho com o cordel no campo da arte-educação, pois as declamações se revelaram versáteis e úteis, podendo ser manipuladas de diversas maneiras para se alcançar determinados objetivos no processo de ensino aprendizagem. |
| Abstract: | In this course conclusion work, I deal with the possible contributions of the performances/declamations of cordel to the teaching-learning process, based on the analysis of my performance “Comadre Fulozinha, a protector of the forest”, performed at Centro de Ensino Dr. Pedro Inácio de Santana (CEPIS). Based on the decolonial perspective on cordel, it is understood in this work as anthropophagic poetry, developed from the creative dialogue between the various cultures present in the formation of Brazil, which only happens and materializes at the moment of performance/declamation, where it ceases to be just text and becomes text in action. It is in the declamation that a dialogue is established between the bodies present (performer, audience, text and space) and co-participants, meanings are attributed to the cordel and knowledge is constructed and shared. Based on this, I reflect here on how the performance carried out at CEPIS contributed to the teaching-learning process and what knowledge was built and shared. It was found that the performance enabled the manipulation of the bodies present and allowed the creation of a liminal space/moment between the real/familiar and fictional environment, resulting in the students' approximation to the mythology of Comadre Fulozinha, through awareness of her history. Some students also got to know her, others deepened the knowledge they already had about her and still others overcame their fear of her. With these results, I demonstrate the importance of this work with cordel in the field of art education, as the declamations proved to be versatile and useful, and can be manipulated in different ways to achieve certain objectives in the teaching learning process. |
| Palavras-chave: | Teatro - Ensino-aprendizagem Literatura de cordel Performance Oralidade |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Artes Cênicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28932 |
| Data do documento: | 19-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EFC14112023.pdf | 429,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
