Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28952
Tipo: TCC
Título: Formação inicial docente no período pandêmico e suas implicações na saúde mental: vozes e vivências no estágio supervisionado
Autor(es): Medeiros, Emilia Marcielle Dias de
Primeiro Orientador: Albino, Ângela Cristina Alves
Resumo: O presente estudo tem como objetivo, analisar por meio de autobiografias, o relato dos licenciandos sobre o processo de vivência de Estágio Supervisionado durante a pandemia de COVID-19, evidenciando questões referentes à sua saúde mental. Analisar processos de formação docente exige que se tenha um olhar depurado e sensível sobre os sujeitos. Nesse sentido, a autobiografia foi escolhida como ferramenta metodológica para o processo de análise deste estudo, visto que, o estudo trata das experiências formativas de futuros docentes, em período pandêmico. O Estágio Supervisionado é uma prática importante na formação de professores, possibilitando que os futuros docentes estejam preparados para enfrentar os desafios de sua profissão. Esse componente curricular apresenta como principal etapa o contato direto como o ambiente escolar, proporcionando a interação entre o licenciando e o ambiente profissional, no entanto, devido a pandemia de COVID-19, teve que se adequar com a realidade daquele cenário, sendo realizado de modo remoto. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental com foco no estudo de caso, utilizando-se de registros autobiográficos de 5 (cinco) licenciandos do curso de Ciências biológicas da Universidade Federal da Paraíba, localizada no município de Areia – PB. Como critério de seleção dos sujeitos, foram selecionados, por adesão, os estudantes que realizaram Estágio Supervisionado no período pandêmico entre 2020 e 2022. Os resultados obtidos por meio das análises autobiográficas apontam que a formação inicial docente durante a pandemia de COVID-19 afetou a saúde mental dos licenciandos. A mudança drástica na rotina, o distanciamento social e o ensino à distância resultaram em esgotamento físico e mental. Nesse contexto, parte considerável dos licenciandos saíram da pandemia mais ansiosos e com a saúde mental comprometida, além disso, a formação inicial foi prejudicada pela falta de contato presencial com o ambiente de trabalho, onde os estágios remotos não proporcionaram uma experiência completa, o que pode levar a lacunas na aprendizagem.
Abstract: The aim of this study is to analyze, through autobiographies, the description of trainees about the process of Supervised Internship during the COVID-19 pandemic, highlighting issues related to their mental health. Analyzing teacher training processes requires a refined and sensitive look at the subjects. In this sense, autobiography was chosen as a methodological tool for the analysis process of this study, since the study deals with the training experiences of future teachers during the pandemic. The Supervised Internship is an important practice in teacher training, enabling future teachers to be prepared to face the challenges of their profession. The main stage of this curricular component is direct contact with the school environment, providing interaction between the trainee and the professional environment, however, due to the COVID-19 pandemic, it had to adapt to the reality of that scenario, being carried out remotely. This is a bibliographical and documentary study focusing on a case study, using the autobiographical records of 5 (five) undergraduate students from the Biological Sciences course at the Federal University of Paraíba, located in the municipality of Areia - PB. As a selection criterion for the subjects, students who carried out Supervised Internships in the pandemic period between 2020 and 2022 were selected by adherence. The results obtained through autobiographical analysis indicate that initial teacher training during the COVID-19 pandemic has affected the mental health of graduate students. The drastic change in routine, social distancing and distance learning resulted in physical and mental exhaustion. In this context, a considerable part of the trainees left the pandemic more anxious and with compromised mental health. In addition, initial training was hampered by the lack of face-to face contact with the work environment, where remote internships did not provide a complete experience, which can lead to gaps in learning.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Covid-19
Saúde mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundamentais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28952
Data do documento: 9-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMDM20112023 - MB285.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons