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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28954
Tipo: | TCC |
Título: | Vozes discentes sobre sexualidade: um estudo na escola Carlota Barreira-Areia/PB |
Autor(es): | Silva, Muriel Thobias de Araújo |
Primeiro Orientador: | Santos, Anita Leocádia Pereira dos |
Resumo: | Em uma sociedade predominantemente conservadora, marcada por preconceitos e discriminações, tratar os assuntos ligados às questões de sexualidade e gênero é um grande desafio, com muitos obstáculos a serem superados, especialmente na escola. Este trabalho se desenvolve no âmbito do Projeto de Extensão “Gênero e sexualidade em debate: educação em direitos pelo fim da violência”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, realizado junto ao público de estudantes do Ensino Médio com idades entre 15 e 23 anos, nos anos de 2017 e 2018. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as compreensões das/dos adolescentes sobre a sexualidade humana e expectativas em relação ao papel da escola para desenvolver atividades em Educação Sexual. Foram coletados dados por meio de questionários semiestruturados e discutidos à luz dos estudos sobre gênero e sexualidade, cujos conceitos são indissociáveis e destacam os processos educativos e socioculturais sobre as relações de gênero e expressões da sexualidade humana. Nesta pesquisa, são discutidos os dados de 2018 embora se tome como referência a realidade encontrada nos dados obtidos em 2017, sobre o grupo envolvido no Projeto de Extensão e na pesquisa. Os resultados apontaram que houve uma evolução, por parte das/dos estudantes envolvidos, sobre a compreensão acerca da sexualidade, evidenciando-se a capacidade de expressão conceitual, como também preocupações com preconceitos e discriminações, indicando-se de modo frequente a importância do respeito às escolhas das pessoas, emergindo, assim, nos debates em sala de aula e nos dados obtidos, assuntos como aceitação da diversidade na orientação sexual. A maioria dos estudantes reconheceu a ampliação de conhecimentos a partir da participação nas atividades do Projeto, mas, acusam a necessidade de continuidade das ações educativas sobre gênero e sexualidade, pois as consideram importantes para sua formação pessoal, bem como concordam com a inclusão da disciplina Educação Sexual no currículo da Escola. Conclui-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido na educação escolar em relação às questões da sexualidade humana, pois é um aspecto relevante para a formação humana e a educação escolar tem o dever de contribuir para combater preconceitos, violências e desenvolver uma cultura de respeito à diversidade sexual e de gênero, para construção de uma sociedade que acolha a diversidade humana. |
Abstract: | In a society predominantly conservative, marked by prejudices and discrimination, address the issues related issues sexuality and gender is a major challenge, with many obstacles to be overcome, especially in school. This work is developed under the project extension "gender and sexuality in debate: rights education by the end of violence", in Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, held by the public high school students aged 15 to 23 years, in the years 2017 and 2018. this is a field research, qualitative approach, in order to analyze the understandings of / teens on human sexuality and expectations regarding the role of the school to develop activities in sex education. Were collected data through questionnaires semi-structured and discussed in the light of studies on gender and sexuality, whose concepts are inseparable and highlight the educational process and socio-cultural on the gender relations and expressions of human sexuality. In this study, we discuss the data of 2018 although if take as a reference reality found in the data obtained in 2017, on the group involved in the project extension and research. The results showed that there was a evolution, by the students involved on the understanding of sexuality, showing up the ability of expression conceptual, as well as concerns with prejudices and discrimination, indicating is so often the importance of respect for the choices of people, emerging thus we debate in the classroom and the data obtained, subjects as acceptance of diversity sexual orientation. The broad most recognized the expansion of knowledge from the participation in the activities of the project, but accuse the need for continuity of educational activities on gender and sexuality, because the consider relevant to their training personal, as well as agree with the inclusion of discipline sex education in curriculum school. It is concluded that there is still a long way to be covered in school education in relation to the issues of human sexuality, because it is an aspect relevant to the formation human and school education has a duty to contribute to combat prejudices, violence and develop a culture of respect for sexual diversity and gender, for the construction of a company that welcomes human diversity |
Palavras-chave: | Educação sexual Diversidade Orientação sexual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Fundamentais e Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28954 |
Data do documento: | 4-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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