Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28955
Tipo: | TCC |
Título: | O gênero prontuário na esfera da saúde pública : do impresso ao digital |
Autor(es): | Souza, Evaldo Freitas de |
Primeiro Orientador: | Farias, Luana Francisleyde Pessoa de |
Resumo: | As transformações digitais têm sido uma das manifestações mais marcantes do século XXI, impactando diversas áreas da sociedade, incluindo a saúde pública. Considerando esse contexto, o presente trabalho busca analisar as alterações que ocorreram no gênero prontuário, no processo de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Para ser alcançado, busca-se discutir a definição de gênero textual, com um enfoque específico nas contribuições dos estudos relacionados ao surgimento dos gêneros digitais; identificar as mudanças significativas quanto à estrutura e ao conteúdo do gênero prontuário, considerando suas versões impressas e digitais; e, por fim, evidenciar os benefícios do prontuário eletrônico no que diz respeito ao armazenamento e à acessibilidade dos dados na rede de saúde pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida de forma documental e bibliográfica, a partir da análise do prontuário impresso e o prontuário eletrônico da atenção básica em saúde do SUS. Enquanto fundamentos teóricos, estão: a perspectiva teórica de Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Machado (1999), Koch e Elias (2010), Xavier (2005) e Coscarelli (2006, 2009), entre outros. Por meio das contribuições desses autores e da análise do prontuário, foi possível compreender a evolução desse gênero do formato impresso ao digital e quais as possíveis implicações para aprimorar os sistemas de informação em saúde pública. A pesquisa destaca a importância de considerar as implicações sociais na transição para o prontuário digital, que promete melhorar os serviços de saúde com implementação adequada. Coscarelli (2009) levanta questões sobre a relação entre texto e hipertexto, e como essa mudança de formato afeta os processos de leitura e escrita. Ela questiona se o hipertexto é proveitoso diferente do texto convencional, se as práticas de leitura e escrita são distintas nesse ambiente, e se, no final, ainda lidamos com texto. |
Abstract: | Digital transformations have been one of the most striking manifestations of the 21st century, impacting several areas of society, including public health. Considering this context, the present work seeks to analyze the changes that occurred in the medical records genre, in the computerization process of the Brazilian Unified Health System (SUS). To achieve this, we seek to discuss the definition of textual genre, with a specific focus on the contributions of studies related to the emergence of digital genres; identify significant changes regarding the structure and content of the medical record genre, considering its printed and digital versions; and, finally, highlight the benefits of electronic medical records in terms of data storage and accessibility in the public health network. This is a qualitative research, conducted in a documentary and bibliographical manner, based on the analysis of printed records and electronic records of SUS primary health care. As theoretical foundations, there are: the theoretical perspective of Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Machado (1999), Koch and Elias (2010), Xavier (2005) and Coscarelli (2006, 2009), among others. Through the contributions of these authors and the analysis of medical records, it was possible to understand the evolution of this genre from printed to digital format and the possible implications for improving public health information systems. The research highlights the importance of considering the social implications of the transition to digital medical records, which promises to improve healthcare services with proper implementation. Coscarelli (2009) raises questions about the relationship between text and hypertext, and how this change in format affects the reading and writing processes. She questions whether hypertext is usefully different from conventional text, whether reading and writing practices are different in this environment, and whether, in the end, we still deal with text. |
Palavras-chave: | Gênero textual Gêneros digitais Prontuário eletrônico E-sus |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28955 |
Data do documento: | 31-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EvaldoFreitasdeSouza_TCC.pdf | TCC | 959,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
EvaldoFreitasdeSouza_TERMO.pdf | TERMO | 165,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons