Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarçal, Eline Soares-
dc.date.accessioned2023-11-23T14:28:13Z-
dc.date.available2023-11-23T14:28:13Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28986-
dc.description.abstractThe objective of this research was to carry out a critical analysis of teaching and learning practices in the 9th year of Elementary School, based on a literature review in the area. To support this work, authors such as Carzola (2004; 2020), Batista (2021), Fierri (2021), Nascimento et al. (2023), Magalhães (2022), Silva e Couto (2021), Lopes e Socha (2020), among others. The methodology used to conduct the research is characterized in terms of objectives as being descriptive. Regarding the technical procedures used, it is characterized as bibliographical research and in relation to the approach method, it is characterized as qualitative and quantitative research. Additionally, direct research was carried out in the classroom with 37 9th year students from a municipal school, located in the municipality of Rio Tinto - PB. As a data collection instrument, a structured questionnaire developed to analyze students' main difficulties in relation to statistics was used. The results showed that pedagogical tools and approaches, such as the PPDAC Investigative Cycle, the AtivEstat portal, Conversation Circles and Problem Solving, play a fundamental role in facilitating the understanding and application of statistical concepts. However, it was observed that the majority of students faced significant challenges in issues related to statistical problems, highlighting the need for innovative and effective methods in teaching these concepts at this level of education, with the aim of improving performance and understanding.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-11-23T14:14:52Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElineSoaresMarçal_TCC.pdf: 979185 bytes, checksum: f7dfedfd8c98f896a1eb1691b888b7fc (MD5) ElineSoaresMarçal_TERMO.pdf: 680282 bytes, checksum: 5157c41e7607205235077f8038793075 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-11-23T14:28:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElineSoaresMarçal_TCC.pdf: 979185 bytes, checksum: f7dfedfd8c98f896a1eb1691b888b7fc (MD5) ElineSoaresMarçal_TERMO.pdf: 680282 bytes, checksum: 5157c41e7607205235077f8038793075 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T14:28:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElineSoaresMarçal_TCC.pdf: 979185 bytes, checksum: f7dfedfd8c98f896a1eb1691b888b7fc (MD5) ElineSoaresMarçal_TERMO.pdf: 680282 bytes, checksum: 5157c41e7607205235077f8038793075 (MD5) Previous issue date: 2023-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectConceitos Estatísticospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleDesvendando a estatística no ensino fundamental: uma análise crítica das práticas pedagógicas e estratégiaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gouveia, Joseilme Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415930246361958pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 23/11/2023pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa consistiu na realização de uma análise crítica das práticas de ensino e aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental, com base na revisão de literatura da área. Para embasar este trabalho, foram empregados como referencial teórico autores, tais como Carzola (2004; 2020), Batista (2021), Fierri (2021), Nascimento et al. (2023), Magalhães (2022), Silva e Couto (2021), Lopes e Socha (2020), entre outros. A metodologia utilizada para a condução da pesquisa se caracteriza em termos de objetivos como sendo descritiva. No que concerne aos procedimentos técnicos empregados, se caracteriza como pesquisa bibliográfica e em relação ao método de abordagem, se caracteriza como pesquisa qualitativa e quantitativa. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa direta em sala de aula com 37 alunos do 9º ano de uma escola municipal, situada no município de Rio Tinto - PB. Como instrumento de coleta de dados, foi empregado um questionário estruturado desenvolvido para analisar as principais dificuldades dos alunos em relação à estatística. Os resultados apontaram que ferramentas e abordagens pedagógicas, tais como o Ciclo Investigativo PPDAC, o portal AtivEstat, Rodas de Conversa e Resolução de Problemas, desempenham um papel fundamental na facilitação da compreensão e aplicação dos conceitos estatísticos. Entretanto, observou-se que a maioria dos alunos enfrentou desafios significativos em questões relacionadas a problemas estatísticos, destacando a necessidade de métodos inovadores e eficazes no ensino desses conceitos neste nível de ensino, com o intuito de aprimorar o desempenho e a compreensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElineSoaresMarçal_TCC.pdfTCC956,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ElineSoaresMarçal_TERMO.pdfTERMO664,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons