Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melchiades, Aline Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T13:41:01Z | - |
dc.date.available | 2016-06-12 | - |
dc.date.available | 2017-11-20T13:41:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2899 | - |
dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T13:41:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASM21062016.pdf: 2820337 bytes, checksum: 832a9329a4ce563ec586530db81cfad6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-20T13:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASM21062016.pdf: 2820337 bytes, checksum: 832a9329a4ce563ec586530db81cfad6 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Crônicas | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Estratégias incentivadoras de leitura e produção de crônicas no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Maria de Fátima Benício de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma proposta com estratégias incentivadoras para a leitura e produção textual de crônicas no ensino médio, realizadas através de intervenções feitas pela bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba.O presente trabalho apresenta uma proposta com estratégias incentivadoras para a leitura e produção textual de crônicas no ensino médio, realizadas através de intervenções feitas pela bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba. Optamos pela seleção de alguns aportes teóricos, tais como: o método de letramento literário proposto por Cosson (2012); os documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Orientações Curriculares do Ensino Médio – OCEM (2006), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM (1999), os Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Médio do Estado da Paraíba (2007); as considerações apresentadas por Marcuschi (2003) sobre os gêneros textuais, algumas concepções de leitura elencadas por teóricos como Jurado e Rojo (2006), Koch (2011), Formiga (2011), Francelino (2010), Sousa (2013), Castro (2013), Antunes (1937, 2003), Certeau (1996); o dialogismo ressaltado por Bakhtin (1986, 1988) e também retomado por Fiorin (2006); as noções sobre a importância do uso do livro didático na sala de aula discutidas por Campos (2012), tendo em vista a criação do PNLD (1985); a importância das atividades lúdicas analisada por Nogueira (s/d) e, por fim, algumas das características relevantes para a compreensão do gênero textual crônica destacadas por Michelline (2005). Intencionamos promover atividades interventivas no ensino médio capazes de propiciar uma maior interação/ diálogo entre texto e leitor, induzindo a atividades de interpretação, reflexão e construção de novos sentidos, por meio da leitura de crônicas de Fernando Sabino, Arnaldo Jabor, Nelson Rodrigues e Luís Fernando Veríssimo. Nessa direção, apontamos a necessidade de estimular as habilidades e competências dos discentes para a conquista do conhecimento crítico e reflexivo, através dessa proposta para trabalhar leitura e produção de crônicas no ensino médio, seguindo um direcionamento atualizado e objetivamos analisar os resultados dessa metodologia, com o intuito de comprovar os efeitos positivos das estratégias adotadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASM21062016.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons