Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Matheus Henrique Oliveira Da-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:39:47Z-
dc.date.available2023-11-24T13:39:47Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29000-
dc.description.abstractThis study aims to investigate potential obstacles to the implementation and sustainability of Computer Laboratories in state schools located in Baía da Traição - PB. To do so, it was grounded in theoretical foundations regarding the potential benefits that Computer Laboratories can offer for education; it presented the current school context in state schools in Baía da Traição, and identified the adversities faced in the implementation or sustainability of Computer Laboratories. The stated objectives were achieved through basic research, qualitative approach, descriptive objectives, and the adoption of multiple methodological procedures, including literature review. Data collection involved the analysis of 68 questionnaires from three different institutions, distributed both physically and virtually. We cited some theorists such as Tajra (2019), Rodrigues (2015), Freires (2019), among others. The final paper, after data verification, analysis, and discussions, proposes an extension project to address the identified issues. As contributions, this research shares with the scientific community the reality of educational institutions regarding the use of computer labs surrounding UFPB, Campus IV, in Baía da Traição, as well as contributes to the discussion of the need for more up-to-date teacher training to keep pace with the speed at which technology is developed and needs to be discussed in schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-24T13:31:29Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TCC.pdf: 5238299 bytes, checksum: 88d058587ca455e28eb20de235d1be87 (MD5) MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TERMO.pdf: 115119 bytes, checksum: eec688f41106eea0134081bc61d607f2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-24T13:39:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TCC.pdf: 5238299 bytes, checksum: 88d058587ca455e28eb20de235d1be87 (MD5) MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TERMO.pdf: 115119 bytes, checksum: eec688f41106eea0134081bc61d607f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-24T13:39:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TCC.pdf: 5238299 bytes, checksum: 88d058587ca455e28eb20de235d1be87 (MD5) MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TERMO.pdf: 115119 bytes, checksum: eec688f41106eea0134081bc61d607f2 (MD5) Previous issue date: 2023-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLaboratório de Informáticapt_BR
dc.subjectProjeto de Extensãopt_BR
dc.subjectBaía da Traiçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO laboratório de informática como espaço de ensino e aprendizagem no ensino médio: obstáculos enfrentados pelas escolas públicas de Baía da Traição - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5112150472932725pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 24/11/2023pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar os possíveis obstáculos para a implementação, e permanência, do Laboratório de Informática nas escolas estaduais localizadas na Baía da Traição - PB. Para tanto, situou em fundamentos teóricos sobre as potencialidades que o Laboratório de Informática pode oferecer para o ensino; apresentou o contexto escolar presente nas escolas estaduais de Baía da Traição; Identificou as adversidades enfrentadas sobre a implementação ou permanência do Laboratório de Informática. Os objetivos citados foram alcançados através de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, de objetivos descritivos e de adoção de múltiplos procedimentos metodológicos, entre eles, revisão bibliográfica. Para coleta de dados foram analisados 68 questionários, provindos de três instituições diferentes, distribuídos tanto fisicamente quanto virtualmente. Entre os teóricos utilizados, citam-se Tajra (2019), Rodrigues (2015), Freires (2019) e outros. O TCC, após aferição dos dados, análise e discussões propõe um projeto de extensão para minimização dos problemas identificados. Como contribuições a pesquisa compartilha com a comunidade científica a realidade das instituições de ensino, quanto ao uso do laboratório de informática circunvizinha a UFPB, Campus IV, na Baía da Traição, bem como, contribui para o debate da necessidade de formação de professores mais emergentes para dar conta da velocidade com a qual a tecnologia é desenvolvida e precisa ser discutida na escolapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TCC.pdfTCC5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MatheusHenriqueOliveiradaSilva_TERMO.pdfTERMO112,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons