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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrasil, Rossana Rodrigues.-
dc.date.accessioned2017-11-20T13:45:50Z-
dc.date.available2015-12-15-
dc.date.available2017-11-20T13:45:50Z-
dc.date.issued2015-11-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2900-
dc.description.abstractThis qualitative ethnographic research aims to investigate and describe the English language teaching within the kindergarden education (3-9 year old children). It was examined official documents, such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) e o Guia Curricular para Língua Inglesa, Educação Infantil e Ensino Fundamental, Subsídios para Professores e Gestores (2013). To develop this research a questionnaire was applied in four schools in the suburb of Castelo Branco, in João Pessoa, searhing for knowing the teachers‟ training and their difficulties related to the teaching and learning process of the English language in the kindergarten and elementary education (corresponding to Maternal up to the 5th year of Fundamental I). The data analyses showed the following difficulties: didactic material shortage for young children, audio video resource shortage at schools, and the „polivalent‟ teachers‟ lack of knowledge on the English language as well as the absence of an official document that may guide this type of teaching. Besides, it was noticed the existence of a dual problem: the teacher graduated in the English language does not have pedagogical ability to deal with young children and the „polivalent‟ teacher does not have ability to teach English. We come to the conclusion that a teacher having both pedagogical training for the kindergarden and English language teaching training may cope with a quality teaching for these young children, ensuring their right to it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T13:45:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RRB15122015.pdf: 607320 bytes, checksum: 89b9d0d8b34b42f5742f38d287e25c49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T13:45:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RRB15122015.pdf: 607320 bytes, checksum: 89b9d0d8b34b42f5742f38d287e25c49 (MD5) Previous issue date: 2015-11-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Ensinopt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.titleInserção da língua inglesa para crianças de 3 a 9 anos em escolas regulares da rede privada : algumas considerações sobre a formação e dificuldades dos docentes. /pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nobre, Lucia Fátima Fernandes-
dc.description.resumoEssa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico tem por objetivo investigar e descrever o ensino da língua inglesa na educação de crianças de 3 a 9 anos de idade. Foram examinados documentos oficiais e reflexivos sobre o assunto, dentre esses a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) e o Guia Curricular para Língua Inglesa, Educação Infantil e Ensino Fundamental, Subsídios para Professores e Gestores (2013). Para desenvolver esta investigação foi aplicado um questionário em quatro escolas do bairro Castelo Branco, na cidade de João Pessoa, no qual se buscou conhecer a formação dos professores e suas dificuldades no ensino e aprendizagem da língua inglesa na Educação Infantil (do Maternal ao 5º ano do Fundamental I). A análise dos dados mostrou as seguintes dificuldades: a escassez de materiais didáticos para essa faixa de ensino, a falta de recursos áudio visuais e a falta de conhecimentos específicos na língua inglesa por parte dos professores polivalentes, bem como a falta de um documento oficial que norteie esse tipo de ensino. Além disso, foi perceptível a existência de uma dualidade problemática: o professor com formação na língua Inglesa, não tem conhecimentos didático pedagógicos para lidar com a criança dessa faixa etária e, por sua vez, o professor polivalente não tem conhecimentos da língua inglesa para ensinar esses pequenos aprendizes. Compreendemos que o professor com ambas especializações poderá garantir que sejam respeitados os direitos dessas crianças a um ensino de qualidade, enquanto alunos de língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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