Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29017
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O Jogo Words e sua estratégia para prática de vocabulário em língua inglesa
Autor(es): Carvalho, Claudio Victor Alver de
Resumo: Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e a avaliação do Words, um jogo para auxílio ao ensino e aprendizagem de inglês como segundo idioma. O Words faz uso de elementos de jogos de entretenimento, como o uso de um enredo, controle de personagem para alcançar o objetivo de auxiliar o aprendizado do inglês por meio de desafios contextualizados e parcialmente autônomos para isso, ele se baseia em dois modelos de game design, o GameFlow e o MDA (Mechanics, Dynamics, and Aesthetics), com o intuito de tornar a experiência de jogo divertida e, consequentemente, engajadora para o estudante. O design instrucional do Words foi avaliado por professoras da língua inglesa, a fim de identificar adequação do vocabulário e público. Os resultados apontam que após algumas atualizações, o jogo pode ser utilizado como um recurso extra sala de aula com aplicabilidade para o público jovem, entre 11 e 17 anos de idade, iniciante no estudo da língua inglesa como segundo idioma.
Abstract: This paper presents the development and the evaluation of Words, a game that has been developed as an aid tool for teaching and learning English as a second language. Words makes use of entertainment game elements, such as the use of a storyline, character control to achieve the objective of helping to learn English through contextualized and partially autonomous challenges, it is based on two game models design, GameFlow and MDA (Mechanics, Dynamics, and Aesthetics), in order to make the gaming experience fun and, consequently, engaging for the student. Words' instructional design was evaluated by English language teachers in order to identify adequacy of vocabulary and audience. The results show that after some updates, the game can be used as an extra classroom resource with applicability for young audiences, between 11 and 17 years of age, beginners in the study of English as a second language.
Palavras-chave: Jogo Words
Estratégia
Língua inglesa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29017
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudioVictorAlvesdeCarvalho_TCC.pdfTCC1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ClaudioVictorAlvesdeCarvalho_TERMO.pdfTERMO1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons