Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Caíla Dandara Pinangé-
dc.date.accessioned2017-11-20T13:46:57Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-20T13:46:57Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2901-
dc.description.abstractThe present work entitled The Popular Song in Native Language Teaching: A proposed approach aims to present an intervention project that brings focus on the study of the popular song genre in language teaching in high school. Therefore, we analyze some practice of language and literature teaching in high school, as well as the most common misconceptions in the song genre approach in class in order to propose a more meaningful study of the genre concerned. In the following, we present some methodologies directed to the popular song teaching, and language teaching, theories and literature with which we propose to work. This work seeks to study the content in an integrated way, through the pedagogy of thematic educational projects. Lastly, we analyze the results obtained from the intervention to evaluate the applicability of theories presented here.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T13:46:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CDPB11122015.pdf: 605461 bytes, checksum: 9dc7e0d551dd68025b22fe457ffb608e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T13:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CDPB11122015.pdf: 605461 bytes, checksum: 9dc7e0d551dd68025b22fe457ffb608e (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua e literaturapt_BR
dc.subjectCanção popularpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.titleA canção popular no ensino de língua: uma proposta de abordagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Ester Vieira de-
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado A Canção Popular no Ensino de Língua: uma proposta de abordagem tem como objetivo geral apresentar um projeto de intervenção que traz como foco o desenvolvimento da habilidade de leitura do gênero canção popular no ensino de língua, a ser aplicado no Ensino Médio (EM). Os objetivos específicos deste trabalho consistem na promoção do letramento literário; na ampliação do horizonte de leitura de canções dos educandos; na explicitação da relação entre os elementos verbais e musicais do gênero canção; e na proposta de um estudo dos conteúdos de forma integrada (através da pedagogia de projetos didáticos temáticos). Para tanto, analisamos algumas práticas do ensino de língua e literatura no EM, bem como os equívocos mais comuns na abordagem do gênero canção em sala de aula, a fim de propormos um estudo mais significativo do gênero em questão. Em seguida, apresentamos algumas metodologias voltadas para o ensino da canção popular, além de teorias integradoras do ensino de língua e literatura com as quais nos propomos a trabalhar. Por fim, analisamos os resultados obtidos através da intervenção a fim de avaliarmos a aplicabilidade das teorias aqui apresentadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDPB11122015.pdf591,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons