Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2901| Tipo: | TCC |
| Título: | A canção popular no ensino de língua: uma proposta de abordagem |
| Autor(es): | Barbosa, Caíla Dandara Pinangé |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Maria Ester Vieira de |
| Resumo: | O presente trabalho intitulado A Canção Popular no Ensino de Língua: uma proposta de abordagem tem como objetivo geral apresentar um projeto de intervenção que traz como foco o desenvolvimento da habilidade de leitura do gênero canção popular no ensino de língua, a ser aplicado no Ensino Médio (EM). Os objetivos específicos deste trabalho consistem na promoção do letramento literário; na ampliação do horizonte de leitura de canções dos educandos; na explicitação da relação entre os elementos verbais e musicais do gênero canção; e na proposta de um estudo dos conteúdos de forma integrada (através da pedagogia de projetos didáticos temáticos). Para tanto, analisamos algumas práticas do ensino de língua e literatura no EM, bem como os equívocos mais comuns na abordagem do gênero canção em sala de aula, a fim de propormos um estudo mais significativo do gênero em questão. Em seguida, apresentamos algumas metodologias voltadas para o ensino da canção popular, além de teorias integradoras do ensino de língua e literatura com as quais nos propomos a trabalhar. Por fim, analisamos os resultados obtidos através da intervenção a fim de avaliarmos a aplicabilidade das teorias aqui apresentadas. |
| Abstract: | The present work entitled The Popular Song in Native Language Teaching: A proposed approach aims to present an intervention project that brings focus on the study of the popular song genre in language teaching in high school. Therefore, we analyze some practice of language and literature teaching in high school, as well as the most common misconceptions in the song genre approach in class in order to propose a more meaningful study of the genre concerned. In the following, we present some methodologies directed to the popular song teaching, and language teaching, theories and literature with which we propose to work. This work seeks to study the content in an integrated way, through the pedagogy of thematic educational projects. Lastly, we analyze the results obtained from the intervention to evaluate the applicability of theories presented here. |
| Palavras-chave: | Língua e literatura Canção popular Ensino médio Pedagogia de projetos |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2901 |
| Data do documento: | 11-Nov-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CDPB11122015.pdf | 591,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
