Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Masenildo Soares da-
dc.date.accessioned2023-11-27T16:51:40Z-
dc.date.available2023-11-27T16:51:40Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29026-
dc.description.abstractReferenced in contemporary times from Jeannette Wing (2006) as a creative, critical and strategic ability to use the fundamentals of Computing to solve problems in all areas of knowledge, the Computational Thinking is highlighted in the integration of education, including in the Portuguese language classes. Therefore, the present study aimed to carry out a systematic mapping of the literature in order to investigate initiatives that relate the applicability of Computational Thinking skills in confluence to the classes of Portuguese Language, of Brazil in Basic Education. As a result, we can infer that the predominant methodology for integration is made from interdisciplinary applications, including unplugged activities and gameplay, as well as the 4 (four) skills (abstraction, decomposition, pattern recognition and algorithmic thinking). Finally, we saw that the application and the evaluation form contemplate the students' attendance and performance of the proposed activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T16:51:19Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MasenildoSoaresdaSilva_TCC.pdf: 297283 bytes, checksum: a4d2aca04d7b25404ddcc4dfd71bb598 (MD5) MasenildoSoaresdaSilva_TERMO.pdf: 3708626 bytes, checksum: adb5e2db3f3d077fe6438d0dab7fa4b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T16:51:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MasenildoSoaresdaSilva_TCC.pdf: 297283 bytes, checksum: a4d2aca04d7b25404ddcc4dfd71bb598 (MD5) MasenildoSoaresdaSilva_TERMO.pdf: 3708626 bytes, checksum: adb5e2db3f3d077fe6438d0dab7fa4b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T16:51:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MasenildoSoaresdaSilva_TCC.pdf: 297283 bytes, checksum: a4d2aca04d7b25404ddcc4dfd71bb598 (MD5) MasenildoSoaresdaSilva_TERMO.pdf: 3708626 bytes, checksum: adb5e2db3f3d077fe6438d0dab7fa4b0 (MD5) Previous issue date: 2020-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectbináriospt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleO que o bê-á-bá tem em comum com os binários? Um mapeamento sistemática sobre pensamento computacional e língua portuguesapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoReferido na contemporaneidade a partir de Jeannette Wing (2006) como uma capacidade criativa, crítica e estratégica de utilizar-se dos fundamentos da Computação para a resolução de problemas em todas as áreas do conhecimento, o Pensamento Computacional ganha destaque na integração da educação, inclusive na disciplina de Língua Portuguesa. Portanto, o presente estudo objetivou proceder um Mapeamento Sistemático da Literatura a fim de perscrutar iniciativas que relacionam a aplicabilidade das competências do Pensamento Computacional em confluência a disciplina de Língua Portuguesa, do Brasil na Educação Básica. Como resultados podemos inferir que a metodologia preponderante para a integração é feita a partir das aplicações interdisciplinares, incluindo atividades desplugadas e jogabilidade, bem como ampara as 4 (quatro) habilidades (abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico). Por último, vimos que a aplicação e a forma avaliativa contemplam a assiduidade dos alunos e realização das atividades propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MasenildoSoaresdaSilva_TCC.pdfTCC290,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MasenildoSoaresdaSilva_TERMO.pdfTERMO3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons