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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29026| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | O que o bê-á-bá tem em comum com os binários? Um mapeamento sistemática sobre pensamento computacional e língua portuguesa |
| Autor(es): | Silva, Masenildo Soares da |
| Resumo: | Referido na contemporaneidade a partir de Jeannette Wing (2006) como uma capacidade criativa, crítica e estratégica de utilizar-se dos fundamentos da Computação para a resolução de problemas em todas as áreas do conhecimento, o Pensamento Computacional ganha destaque na integração da educação, inclusive na disciplina de Língua Portuguesa. Portanto, o presente estudo objetivou proceder um Mapeamento Sistemático da Literatura a fim de perscrutar iniciativas que relacionam a aplicabilidade das competências do Pensamento Computacional em confluência a disciplina de Língua Portuguesa, do Brasil na Educação Básica. Como resultados podemos inferir que a metodologia preponderante para a integração é feita a partir das aplicações interdisciplinares, incluindo atividades desplugadas e jogabilidade, bem como ampara as 4 (quatro) habilidades (abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico). Por último, vimos que a aplicação e a forma avaliativa contemplam a assiduidade dos alunos e realização das atividades propostas. |
| Abstract: | Referenced in contemporary times from Jeannette Wing (2006) as a creative, critical and strategic ability to use the fundamentals of Computing to solve problems in all areas of knowledge, the Computational Thinking is highlighted in the integration of education, including in the Portuguese language classes. Therefore, the present study aimed to carry out a systematic mapping of the literature in order to investigate initiatives that relate the applicability of Computational Thinking skills in confluence to the classes of Portuguese Language, of Brazil in Basic Education. As a result, we can infer that the predominant methodology for integration is made from interdisciplinary applications, including unplugged activities and gameplay, as well as the 4 (four) skills (abstraction, decomposition, pattern recognition and algorithmic thinking). Finally, we saw that the application and the evaluation form contemplate the students' attendance and performance of the proposed activities. |
| Palavras-chave: | binários Pensamento computacional Língua portuguesa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29026 |
| Data do documento: | 3-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
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