Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29069| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A importância do uso das TICs no auxílio da aprendizagem e adaptação dos docentes durante a pandemia Covid-19 : Um estudo na ECIT Alice Carneiro, João Pessoa-PB |
| Autor(es): | Costa, Pablo Silveira |
| Resumo: | A partir das problemáticas do distanciamento social gerado pelo SARSCov-2, responsável pela COVID-19, este artigo científico tem como objetivo fazer um diagnóstico da importância do uso das TIC’s, assim como o seu processo de adaptação durante o período do ensino remoto emergencial. Esta pesquisa foi feita através da elaboração de questionários online contendo doze variáveis, dentro de cinco indicadores que foram analisados através da escala de Likert. Além disso, a pesquisa foi realizada com os docentes da escola “Escola Cidadã Integral Alice Carneiro" localizada na cidade de João Pessoa - PB. Os resultados mostram que todos os indicadores apresentam déficits, assim como constatamos à não adoção de ambientes virtuais antes do ensino remoto emergencial. Porém, o uso de dispositivos tecnológicos adotados pelos professores mostrou- se eficaz. Por meio deste trabalho, podemos perceber a importância das TIC’s e existência profissional do TI para auxiliar o corpo docente no uso e adaptação das ferramentas tecnológicas, sejam elas para serem utilizadas durante aulas remotas ou presenciais. |
| Abstract: | From the problems of social distancing generated by SARS-Cov-2, responsible for COVID-19, this scientific article aims to make a diagnosis of the importance of using the information and communication technologies, as well as the adaptation process during the period of the emergency distance education. This research was made through the development of online questionnaires containing twelve variables, within five indicators that were analyzed using the Likert scale. Furthermore, the research was carried out with teachers from the school "Escola Cidadã Integral Alice Carneiro" located in the city of João Pessoa - PB. The results show that all indicators have deficits, as well as the nonadoption of virtual environments before the emergency distance education was found. However, the use of the resources adopted by teachers proved to be effective. This study showed the importance of information and communication technology and of the existence of an information technology professional to assist the teaching staff in the use and adaptation of technological tools is perceived, whether to be used during remote or in-person classes. |
| Palavras-chave: | TICs Pandemia ECIT |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29069 |
| Data do documento: | 2-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PabloSilveiraCosta_TCC.pdf | TCC | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| PabloSilveiraCosta_TERMO.pdf | TERMO | 99,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
