Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29070
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aplicação de um teste de pensamento computacional para estudantes dos cursos de computação a partir de uma versão em tradução livre |
Autor(es): | Ferreira, Sislan Davys do Nascimento |
Resumo: | O Pensamento Computacional pode ser definido de forma sucinta, como a habilidade de planejar soluções para problemas usando conceitos que estão ligados à Computação. Este estudo realizado na forma de pesquisa descritiva, tem como intenção realizar uma tradução livre do instrumento teste Computational Thinking Scale, que propõe uma escala de Pensamento Computacional. Essa escala é constituída de 29 questões divididas em 5 habilidades do Pensamento Computacional: Criatividade, Pensamento Algorítmico, Cooperatividade, Pensamento Crítico e Solução de Problemas. Além de realizar essa tradução livre, passamos ainda pela fase de coleta e análise dos dados obtidos, e passando assim por essas três para atingir nosso objetivo de conhecer e entender todas as fases que fazem parte de uma adaptação de uma escala. Após a tradução, realizamos uma coleta de dados com 70 alunos dos cursos de Licenciatura em Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Como resultados, apontamos que todos aqueles alunos que participaram têm habilidades de um nível alto na maioria das cinco habilidades que tratamos aqui neste trabalho, com destaque para as habilidades de Criatividade e Cooperatividade. |
Abstract: | Computational Thinking can be defined as the ability to plan solutions to problems using concepts that are linked to Computing. This study, carried out in the form of descriptive research, intends to carry out a free translation of the Computational Thinking Scale test instrument, which proposes a Computational Thinking Scale. This scale consists of 29 questions divided into 5 Computational Thinking skills: Creativity, Algorithmic Thinking, Cooperativity, Critical Thinking and Problem Solving. In addition to performing this free translation, we also went through the phase of collecting and analyzing the data obtained, and thus going through these three to achieve our goal of knowing and understanding all the phases that are part of an adaptation of a scale. After the translation, we carried out a data collection with 70 students from the Degree in Computer Science and Information Systems at the Federal University of Paraíba. As a result, we point out that all those students who participated have skills of a high level in most of the five skills that we deal with here in this work, with emphasis on the Creativity and Cooperativity skills. |
Palavras-chave: | Teste Pensamento computacional Cursos de computação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29070 |
Data do documento: | 2-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SislanDavysdoNascimentoFerreira_TCC.pdf | TCC | 385,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
SislanDavysdoNascimentoFerreira_TERMO.pdf | TERMO | 483,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons