Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Willams Pinto-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:27:12Z-
dc.date.available2023-11-29T14:27:12Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29079-
dc.description.abstractThe unhealthy global health provided by the new coronavirus pandemic has completely changed people's lives. Exclusively the teaching and learning mode, thus forcing teachers to adapt to the didactic routine in the online context. Thus, it is essential to understand the repercussions on the emotions of teachers, considering that they experienced sudden changes in their pedagogical actions. The purpose of the study is to identify the emotions of a group of Brazilian teachers submitted to a completely new teaching methodology due to this atypical period. In this sense, semi-structured interviews and follow-up diaries were carried out to gather a unique view of their own descriptions of the emotions experienced. The Geneva Emotions Wheel was used as the main tool to indicate the emotions felt and their respective degrees of intensity. As preliminary results obtained through the analysis, we learned that positive emotions prevailed over negative ones. Satisfaction and happiness were the most recurrent. Teachers felt frustrated when students did not solve tasks or did not attend classes/materials developed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T14:27:03Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WillamsPintoFerreira_TCC.pdf: 370008 bytes, checksum: bc3012fd92b76b2c2fed16143d763bd7 (MD5) WillamsPintoFerreira_TERMO.pdf: 234393 bytes, checksum: 1c805f4ea7b92bd6480ac6b14ebb7e5c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T14:27:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WillamsPintoFerreira_TCC.pdf: 370008 bytes, checksum: bc3012fd92b76b2c2fed16143d763bd7 (MD5) WillamsPintoFerreira_TERMO.pdf: 234393 bytes, checksum: 1c805f4ea7b92bd6480ac6b14ebb7e5c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T14:27:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WillamsPintoFerreira_TCC.pdf: 370008 bytes, checksum: bc3012fd92b76b2c2fed16143d763bd7 (MD5) WillamsPintoFerreira_TERMO.pdf: 234393 bytes, checksum: 1c805f4ea7b92bd6480ac6b14ebb7e5c (MD5) Previous issue date: 2021-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRoda de Emoções de Genevapt_BR
dc.subjectCircunstânciaspt_BR
dc.titleAs emoções de professores durante um período de ensino remoto na pandemia : um estudo de caso em uma universidade brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA insalubridade na saúde global proporcionada pela pandemia do novo coronavírus, mudou por completo a vida das pessoas. Exclusivamente o modo de ensino e aprendizagem, forçando assim a adaptação dos professores na rotina didática no contexto online. Dessa forma é fundamental compreender as repercussões nas emoções dos docentes, tendo em vista que os mesmos vivenciaram mudanças repentinas em suas ações pedagógicas. A finalidade do estudo é identificar as emoções de um grupo de professores brasileiros submetidos a uma nova metodologia de ensino inteiramente remota em virtude a este período atípico. Nesse sentido foram realizadas entrevistas semiestruturadas e diários de acompanhamentos para reunir uma visão única de suas próprias descrições das emoções vivenciadas. Utilizou-se a Roda de Emoções de Geneva como principal ferramenta para indicar as emoções sentidas e os seus respectivos graus de intensidade. Como resultados preliminares, aprendemos que as emoções positivas prevaleceram sobre as negativas. A satisfação e a felicidade foram as mais recorrentes. Os professores se sentiram frustrados quando os alunos não resolviam tarefas ou não assistiam às aulas/materiais desenvolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WillamsPintoFerreira_TCC.pdfTCC361,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
WillamsPintoFerreira_TERMO.pdfTERMO228,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons