Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Drayon Richard Magno Duarte-
dc.date.accessioned2023-11-29T17:32:01Z-
dc.date.available2023-11-29T17:32:01Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29086-
dc.description.abstractConsidering that there is a high demand for qualified professionals in the area of Information Technology and not so many qualified professionals available in the market, some companies have reinforced practices in training inexperienced people to fill the remaining vacancies in the area and the use of tools to seek to guarantee that the quality of their products can be guaranteed. Examples of these tools are the static analysis tools that help to identify and solve code structuring problems, duplication, common security problems, among others. This work aims to illustrate the use of an automatic code review tool, SonarQube, in an existing Web system (EducAPI) and analyze the main lessons learned in this process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T17:31:48Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DrayonRichardMagnoDuarteSilva_TCC.pdf: 1669498 bytes, checksum: f44e84f708533bca40872ba2b13b12c8 (MD5) DrayonRichardMagnoDuarteSilva_TERMO.pdf: 404024 bytes, checksum: b4292f42bf8a5912d9387cb2cd717165 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T17:32:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DrayonRichardMagnoDuarteSilva_TCC.pdf: 1669498 bytes, checksum: f44e84f708533bca40872ba2b13b12c8 (MD5) DrayonRichardMagnoDuarteSilva_TERMO.pdf: 404024 bytes, checksum: b4292f42bf8a5912d9387cb2cd717165 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T17:32:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DrayonRichardMagnoDuarteSilva_TCC.pdf: 1669498 bytes, checksum: f44e84f708533bca40872ba2b13b12c8 (MD5) DrayonRichardMagnoDuarteSilva_TERMO.pdf: 404024 bytes, checksum: b4292f42bf8a5912d9387cb2cd717165 (MD5) Previous issue date: 2022-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSonarQubept_BR
dc.subjectWeb EducAPIpt_BR
dc.titleUtilizando SonarQube para melhoria da qualidade do sistema Web EducAPI : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoConsiderando que há uma alta demanda por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação e pouca mão de obra qualificada disponível no mercado, algumas empresas têm reforçado práticas como o treinamento de pessoas inexperientes para suprir as vagas remanescentes da área e o uso de ferramentas para buscar garantir que a qualidade de seus produtos possa ser garantida. Exemplos dessas ferramentas são as ferramentas de análise estática que ajudam a identificar e resolver problemas de estruturação do código, duplicidade, problemas comuns de segurança, dentre outros. Este trabalho visa ilustrar a utilização de uma ferramenta automática de revisão de código, que é o SonarQube, em um sistema Web existente (o EducAPI) e analisar as principais lições aprendidas neste processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DrayonRichardMagnoDuarteSilva_TCC.pdfTCC1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DrayonRichardMagnoDuarteSilva_TERMO.pdfTERMO394,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons