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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29087
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Fabiano Willcker da Costa Teixeira-
dc.date.accessioned2023-11-29T17:42:33Z-
dc.date.available2023-11-29T17:42:33Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29087-
dc.description.abstractThis article aims to present the process of elaboration, application and pre-evaluation of a PRG-style board game, called GameTech, which aims to be used as post-learning Instructional Material, exploring in a playful way the coding pillars and processing, listed in the SBC guidelines, specifically included in the Digital World axis. As a methodology, we used the research of articles with similar themes and a case study. The main result identified with the application of the game was the engagement of the participating students to solve the challenges proposed in the game, providing a greater absorption of the contents covered in the GameTech, as well as an increase in cooperation between students who belonged to the same pair. . In addition, the execution of the game also revealed that the RPG genre can be used as a pedagogical tool in a playful and creative waypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T17:41:40Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabianoWillickerdaCostaTeixeiraAzevedo_TCC.pdf: 3550641 bytes, checksum: 3ecffe16ea3286dc43fa01884a3d3782 (MD5) FabianoWillickerdaCostaTeixeiraAzevedo_TERMO.pdf: 291537 bytes, checksum: dbd4f27f6adf3ceba25a9696963b5977 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T17:42:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabianoWillickerdaCostaTeixeiraAzevedo_TCC.pdf: 3550641 bytes, checksum: 3ecffe16ea3286dc43fa01884a3d3782 (MD5) FabianoWillickerdaCostaTeixeiraAzevedo_TERMO.pdf: 291537 bytes, checksum: dbd4f27f6adf3ceba25a9696963b5977 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T17:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabianoWillickerdaCostaTeixeiraAzevedo_TCC.pdf: 3550641 bytes, checksum: 3ecffe16ea3286dc43fa01884a3d3782 (MD5) FabianoWillickerdaCostaTeixeiraAzevedo_TERMO.pdf: 291537 bytes, checksum: dbd4f27f6adf3ceba25a9696963b5977 (MD5) Previous issue date: 2022-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGameTechpt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.titleGameTech : desenvolvimento de um jogo estilo RPG para apoiar a aprendizagem dos conteúdos do eixo tecnologia digital das diretrizes para o ensino de computação na educação básica da SBCpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem o objetivo de apresentar o processo de elaboração, aplicação e pré-avaliação de um jogo estilo RPG de tabuleiro, denominado GameTech, o qual tem por finalidade ser utilizado como Material Instrucional de pós aprendizagem, explorando de forma lúdica os pilares de codificação e processamento, listado nas diretrizes da SBC, especificamente incluídos no eixo Mundo Digital. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de artigos com temas similares e um estudo de caso. O principal resultado identificado com a aplicação do jogo foi o engajamento dos alunos participantes para solucionar os desafios proposto no jogo, proporcionando uma maior absorção dos conteúdos abordados no GameTech, como também, foi observado um aumento de cooperação entre os alunos que pertenciam a mesma dupla. Além disso, a execução do jogo também revelou que o gênero RPG pode ser utilizado como ferramenta pedagógica de forma lúdica e criativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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