Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29087
Tipo: Artigo de Periódico
Título: GameTech : desenvolvimento de um jogo estilo RPG para apoiar a aprendizagem dos conteúdos do eixo tecnologia digital das diretrizes para o ensino de computação na educação básica da SBC
Autor(es): Azevedo, Fabiano Willcker da Costa Teixeira
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar o processo de elaboração, aplicação e pré-avaliação de um jogo estilo RPG de tabuleiro, denominado GameTech, o qual tem por finalidade ser utilizado como Material Instrucional de pós aprendizagem, explorando de forma lúdica os pilares de codificação e processamento, listado nas diretrizes da SBC, especificamente incluídos no eixo Mundo Digital. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de artigos com temas similares e um estudo de caso. O principal resultado identificado com a aplicação do jogo foi o engajamento dos alunos participantes para solucionar os desafios proposto no jogo, proporcionando uma maior absorção dos conteúdos abordados no GameTech, como também, foi observado um aumento de cooperação entre os alunos que pertenciam a mesma dupla. Além disso, a execução do jogo também revelou que o gênero RPG pode ser utilizado como ferramenta pedagógica de forma lúdica e criativa.
Abstract: This article aims to present the process of elaboration, application and pre-evaluation of a PRG-style board game, called GameTech, which aims to be used as post-learning Instructional Material, exploring in a playful way the coding pillars and processing, listed in the SBC guidelines, specifically included in the Digital World axis. As a methodology, we used the research of articles with similar themes and a case study. The main result identified with the application of the game was the engagement of the participating students to solve the challenges proposed in the game, providing a greater absorption of the contents covered in the GameTech, as well as an increase in cooperation between students who belonged to the same pair. . In addition, the execution of the game also revealed that the RPG genre can be used as a pedagogical tool in a playful and creative way
Palavras-chave: GameTech
RPG
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29087
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabianoWillickerdaCostaTeixeiraAzevedo_TCC.pdfTCC3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FabianoWillickerdaCostaTeixeiraAzevedo_TERMO.pdfTERMO284,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons