Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Larrysa Mirelly Rosendo-
dc.date.accessioned2023-11-29T18:17:18Z-
dc.date.available2023-11-29T18:17:18Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29093-
dc.description.abstractThis article aims to present, from the teachers' point of view, an evaluation of the application "Computação Plugada Binários", which is an Android application developed with the aim of making the dissemination of unplugged computing activities easier. This evaluation aims to identify strengths, suggestions for improvement and understand whether the application can help in the development of four main skills related to computational thinking: decomposition, pattern recognition, algorithmic thinking and abstraction. Interviews were conducted with Higher Education teachers who had already taught on the subject addressed in the application and with a High School teacher who actively participated in workshops where the application was used. A spontaneous observation of the use of applications by teachers was carried out before each interview. The results were positive and indicate that the application is being well accepted and may be suitable for use as a tool to support the development of computational thinking skills.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-29T18:10:58Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_Termo.pdf: 357746 bytes, checksum: 0d22fa7716f83be47b584a8d382c16ad (MD5) LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_TCC.pdf: 2250923 bytes, checksum: d59fefb08e187e0a9fcbbca24dee9e9c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T18:17:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_Termo.pdf: 357746 bytes, checksum: 0d22fa7716f83be47b584a8d382c16ad (MD5) LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_TCC.pdf: 2250923 bytes, checksum: d59fefb08e187e0a9fcbbca24dee9e9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T18:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_Termo.pdf: 357746 bytes, checksum: 0d22fa7716f83be47b584a8d382c16ad (MD5) LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_TCC.pdf: 2250923 bytes, checksum: d59fefb08e187e0a9fcbbca24dee9e9c (MD5) Previous issue date: 2022-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectComputação Plugadapt_BR
dc.titleAvaliação por professores do aplicativo computação plugada binários como ferramenta para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem como objetivo apresentar sob o ponto de vista dos professores uma avaliação do aplicativo "Computação Plugada Binários", que é um aplicativo Android desenvolvido com o intuito de tornar mais fácil a disseminação de atividades de computação desplugada. Essa avaliação tem por intuito identificar pontos positivos, sugestões de melhoria e entender se o aplicativo pode ajudar no desenvolvimento de quatro principais habilidades relacionadas ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, pensamento algorítmico e abstração. Foram realizadas entrevistas com professores de Ensino Superior que já haviam lecionado sobre o assunto tratado no aplicativo e com um professor do Ensino Médio que participou ativamente de oficinas onde o aplicativo foi utilizado. Foi realizada uma observação espontânea do uso dos aplicativos pelos professores antes de cada entrevista. Os resultados foram positivos e dão indícios de que o aplicativo está sendo bem aceito e pode ser adequado para utilização como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_Termo.pdfTermo349,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_TCC.pdfTCC2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons