Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29093
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação por professores do aplicativo computação plugada binários como ferramenta para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional |
Autor(es): | Figueiredo, Larrysa Mirelly Rosendo |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo apresentar sob o ponto de vista dos professores uma avaliação do aplicativo "Computação Plugada Binários", que é um aplicativo Android desenvolvido com o intuito de tornar mais fácil a disseminação de atividades de computação desplugada. Essa avaliação tem por intuito identificar pontos positivos, sugestões de melhoria e entender se o aplicativo pode ajudar no desenvolvimento de quatro principais habilidades relacionadas ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, pensamento algorítmico e abstração. Foram realizadas entrevistas com professores de Ensino Superior que já haviam lecionado sobre o assunto tratado no aplicativo e com um professor do Ensino Médio que participou ativamente de oficinas onde o aplicativo foi utilizado. Foi realizada uma observação espontânea do uso dos aplicativos pelos professores antes de cada entrevista. Os resultados foram positivos e dão indícios de que o aplicativo está sendo bem aceito e pode ser adequado para utilização como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional. |
Abstract: | This article aims to present, from the teachers' point of view, an evaluation of the application "Computação Plugada Binários", which is an Android application developed with the aim of making the dissemination of unplugged computing activities easier. This evaluation aims to identify strengths, suggestions for improvement and understand whether the application can help in the development of four main skills related to computational thinking: decomposition, pattern recognition, algorithmic thinking and abstraction. Interviews were conducted with Higher Education teachers who had already taught on the subject addressed in the application and with a High School teacher who actively participated in workshops where the application was used. A spontaneous observation of the use of applications by teachers was carried out before each interview. The results were positive and indicate that the application is being well accepted and may be suitable for use as a tool to support the development of computational thinking skills. |
Palavras-chave: | Pensamento Computacional Computação Plugada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29093 |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_Termo.pdf | Termo | 349,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
LarrysaMirellyRosendoFigueiredo_TCC.pdf | TCC | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons