Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josinaldo Monteiro da-
dc.date.accessioned2023-12-01T17:49:39Z-
dc.date.available2023-11-14-
dc.date.available2023-12-01T17:49:39Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29142-
dc.description.abstractSexual Education is a cultural apparatus that can significantly assist in discussions about the arrangements of genders, corporeality and sexualities since Early Childhood Education, in order to favor the (re)signification of these socio-historically constructed concepts. In view of this, this research work aims to understand how the theme of Sexual Education in Early Childhood Education is inserted in academic productions with regard to the concepts of genders, bodies and sexualities; Furthermore, we recommend a didactic-pedagogical proposal that makes it possible to rethink these concepts and serve as inspiration for the creation of other activities. To this end, we adopted qualitative bibliographical research as a methodological route. Through data collection, 8 articles were selected from the CAPES Periodicals Portal, involving our object of analysis. Therefore, we base our work on the studies of researchers who discuss Sexual Education, genders, bodies and sexualities, among them, Furlani (2016), Louro (2014), Butler (2018), Nunes and Silva (2006) etc. From this study, and considering the time frame delimited in this research (2019 to 2022), we found that academic productions support the discussion on Sexual Education from an early age in educational institutions, as it can favor the significant construction and affirmation of children's identity, as well as the destabilization of the hegemonic norms of the heteronormative binary system whose discourses corroborate inequalities and violence against dissenting people. Therefore, we hope that this work awakens concerns in readers, encouraging them to develop new research in this thematic area, with the aim of promoting an emancipatory, inclusive, anti-sexist education, capable of forming citizens who are indignant in the face of social injustices, fighting to change the reality in which they live.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-01T17:49:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMS14112023.pdf: 590191 bytes, checksum: 193211a05356bd9a4372ad42effaeefb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-01T17:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMS14112023.pdf: 590191 bytes, checksum: 193211a05356bd9a4372ad42effaeefb (MD5) Previous issue date: 2023-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação sexual - educação infantilpt_BR
dc.subjectCorpos - conceitospt_BR
dc.subjectGêneros - conceitospt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleEducação sexual na educação infantil: uma proposta para repensar conceitos de gêneros, corpos e sexualidades com crianças de 4 a 5 anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Joseval dos Reis-
dc.description.resumoA Educação Sexual é um aparato cultural que pode auxiliar significativamente nas discussões sobre os arranjos de gêneros, corporeidade e sexualidades desde a Educação Infantil, a fim de favorecer a (re)significação desses conceitos construídos sócio historicamente. Em vista disso, este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a temática sobre Educação Sexual na Educação Infantil está inserida nas produções acadêmicas no que se refere aos conceitos de gêneros, corpos e sexualidades; além disso, indicamos uma proposta didáticopedagógica que possibilite repensar essas conceituações e sirva de inspiração para a criação de outras atividades. Para tanto, adotamos como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Por meio da coleta de dados, foram selecionados 8 artigos, no Portal de Periódicos da CAPES, envolvendo nosso objeto de análise. Logo, fundamentamos nosso trabalho nos estudos de pesquisadores/as que discutem sobre Educação Sexual, gêneros, corpos e sexualidades, entre eles/as, Furlani (2016), Louro (2014), Butler (2018), Nunes e Silva (2006) etc. A partir deste estudo, e considerando o recorte temporal delimitado nesta pesquisa (2019 a 2022), constatamos que as produções acadêmicas apoiam a discussão sobre Educação Sexual desde a mais tenra idade nas instituições educacionais, uma vez que pode favorecer a significativa construção e afirmação identitária das crianças, bem como a desestabilização das normas hegemônicas do sistema binarista heteronormativo cujos discursos corroboram desigualdades e violências contra as pessoas dissidentes. Por conseguinte, desejamos que este trabalho desperte nos/as leitores/as inquietações, impulsionando-os/as a desenvolverem novas pesquisas nessa área temática, com a finalidade de promover uma educação emancipatória, inclusiva, antissexista, capaz de formar cidadãos/ãs que se indignem diante das injustiças sociais, lutando para mudar a realidade em que vivem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMS14112023.pdf576,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons