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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29145
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRêgo, Ana Erika Orique do-
dc.date.accessioned2023-12-04T17:04:55Z-
dc.date.available2023-11-06-
dc.date.available2023-12-04T17:04:55Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29145-
dc.description.abstractThis study's main objective was to discuss the theme of affectivity in the child's integral development, in order to highlight its fundamental relevance for improving the quality of adultchild relationships. We start from Henri Wallon's Theory of Psychogenesis of the Complete Person to take a critical look at affective relationships within the educational environment, also considering affective manifestations regarding the teacher's life and work. In this way, we seek to provide theoretical knowledge on this topic for every professional who is truly concerned with their pedagogical practices, in addition to demonstrating everyday situations of practices that refer to the strong presence of affective aspects within an educational institution, as well as the contexts that make us reflect daily on how we affect the development of each child who comes under our responsibility as teachers. Therefore, this study is a research with a qualitative, bibliographical approach and based on fieldwork, considering the contexts and characteristics of the space that surrounds it, in view of this, the methodology used in this research was built from the review bibliographical, ensuring an in-depth investigation of each part of this work, as well as through data analysis obtained through the collection instrument presented as a notebook of memories, an auxiliary tool in the collection of affective productions within a teaching experience. This study is important as it seeks to bring a new perspective and important considerations for the full development of children and their learning, as well as important elements of reflection in teacher training. Therefore, with this study we bring to the conclusion that affectivity goes beyond the concept of affection and that in relationships, what a person feels and the way this appears affects the quality of interactions and their development. Therefore, from this we reflect on the quality of the aspects that involve both teachers and children, as they are all factors that promote or not the well-being and development of children, as well as their learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-04T17:04:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AEOR21112023.pdf: 616292 bytes, checksum: 9540fe62df027dc370a0b93a14010dd3 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectExperiência docentept_BR
dc.titleAfetividade e desenvolvimento infantil: a qualidade das interações adulto-criança nas práticas educativaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thaís Oliveira de-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo principal discutir a temática da afetividade no desenvolvimento integral da criança, de modo a evidenciar sua fundamental relevância para a melhoria na qualidade das relações adulto-criança. Partimos da Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa, de Henri Wallon, para lançar um olhar crítico às relações de afetividade dentro do ambiente educacional, considerando também as manifestações afetivas no que toca a vida e trabalho da(o) docente. Dessa forma, buscamos fornecer conhecimento teórico acerca desta temática para todo profissional que se preocupa verdadeiramente com suas práticas pedagógicas, além de demonstrar situações cotidianas das práticas que remetem a forte presença de aspectos afetivos dentro de uma instituição educacional, assim como os contextos que nos fazem refletir diariamente a forma como afetamos o desenvolvimento de cada criança que passa pela nossa responsabilidade enquanto docentes. Diante disso, este estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e alicerçada em um trabalho de campo, considerando os contextos e características do espaço que o envolve, à vista disso, a metodologia usada nesta pesquisa foi construída a partir da revisão bibliográfica, garantindo uma investigação aprofundada de cada parte dessa obra, assim como também, por meio da análise de dados obtida através do instrumento de coleta apresentado como um caderno de memórias, ferramenta auxiliadora na coleta de produções afetivas dentro de uma experência docente. Este estudo é importante pois busca trazer um novo olhar e considerações importantes para o desenvolvimento pleno das crianças e para a aprendizagem das mesmas, tal como elementos de reflexão importantes na formação docente. Sendo assim, com este estudo trazemos a conclusão de que a afetividade vai além do conceito de afeto e que nas relações, o que a pessoa sente e a forma como isso transparece afeta a qualidade das interações e o seu desenvolvimento. Portanto, a partir disso refletimos acerca da qualidade dos aspectos que envolvem tanto os docentes quanto às crianças, pois são todos fatores que propiciam ou não, o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, assim como sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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