Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Paula Caroline-
dc.date.accessioned2023-12-04T19:26:41Z-
dc.date.available2023-12-04T19:26:41Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29151-
dc.description.abstractThis monograph deals with an autobiographical research that focuses on my experiences in the Pedagogical Residency Program (Pedagogy/ CAMPUS IV -UFPB). Its general objective is to understand the contributions of the Pedagogical Residency Program to my teacher training, and the specific objectives are to present the PRP's guiding documents, relate the PRP to teacher training and relate the experiences I had working as a resident in the field school. For theoretical consolidation, this research is based mainly on the conceptions of Nóvoa (2009), Pimenta (1999), Tardif (2008) and for research methodology, the autobiographical was used, aggregated in the reflections of Passeggi (2010). This research concludes that the contribution of the Pedagogical Residency Program is to initial teacher training as a field for critical reflection on practice, to relate the theoretical and legislative conceptions that permeate initial training and allow for better professional preparation for graduates in Pedagogy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-04T17:32:41Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PaulaCarolineFerreira_TCC.pdf: 3339233 bytes, checksum: 06e379c2b07f08f448f4093926ed5afb (MD5) PaulaCarolineFerreira_TERMO.pdf: 269411 bytes, checksum: 2e3a87293ced62fb710f9c8e3f0a0762 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-04T19:26:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PaulaCarolineFerreira_TCC.pdf: 3339233 bytes, checksum: 06e379c2b07f08f448f4093926ed5afb (MD5) PaulaCarolineFerreira_TERMO.pdf: 269411 bytes, checksum: 2e3a87293ced62fb710f9c8e3f0a0762 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-04T19:26:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PaulaCarolineFerreira_TCC.pdf: 3339233 bytes, checksum: 06e379c2b07f08f448f4093926ed5afb (MD5) PaulaCarolineFerreira_TERMO.pdf: 269411 bytes, checksum: 2e3a87293ced62fb710f9c8e3f0a0762 (MD5) Previous issue date: 2023-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleAs contribuições do programa residência pedagógica (pedagogia/CAMPUSIV) para formação docente: uma narrativa autobiográfica.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares , Maria Valdenice Resende-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0670947991478100pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1859841021115220pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia aborda uma pesquisa autobiográfica que tem como foco as minhas vivências no Programa Residência Pedagógica (Pedagogia/ CAMPUS IV -UFPB. Tem por objetivo geral: Compreender as contribuições do Programa Residência Pedagógica para minha formação docente, e os objetivos específicos: Apresentar documentos norteadores do PRP; Relacionar o PRP com a formação docente; Relatar as experiências que vivenciei atuando como residente na escola campo. Para consolidação teórica a presente pesquisa se fundamenta principalmente nas concepções de Nóvoa (2009), Pimenta (1999), Tardif (2008) e para metodologia da pesquisa foi utilizada a autobiográfica agregada nas reflexões de Passeggi (2010). Conclui-se nesta pesquisa que a contribuição do Programa Residência Pedagógica está para a formação docente inicial como um campo de reflexão crítica da prática, para relacionar as concepções teóricas e legislativas que permeiam a formação inicial e permitem uma melhor preparação profissional para egressos da graduação em Pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaulaCarolineFerreira_TCC.pdfTCC3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PaulaCarolineFerreira_TERMO.pdfTERMO263,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons