Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Roberta Silva Maia de-
dc.date.accessioned2023-12-04T19:27:45Z-
dc.date.available2023-12-04T19:27:45Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29153-
dc.description.abstractThis study has the main objective of analyzing through bibliographical and empirical research the importance of working with recreational activities in Mathematics, specifically in Elementary School by games and fun, in a multigrade class of second and third grades of Elementary Education. And it has the following specific objectives: to discuss the use of recreational activities in pedagogical work with Mathematics; elaborate didactic sequences focusing on recreational activities to work with Mathematics; and analyze mathematical learning aspects of students in Elementary School based on the activities proposed in the didactic sequence focus on recreational activities in Elementary School. The research was theoretically supported by Nacarato (2015), Santos (2014), Alves (2020), Nascimento (2004), Pimenta and Lima (2005-2006), Moreira and Masini (2001), such as other authors. As official documents were used the National Common Core Curriculum/BNCC (BRASIL, 2017), Law of Lines of Direction and Bases of the Education/LDBEN (BRASIL, 1996) and National Curriculum Parameters (BRASIL, 2017). A didactic sequence focused on Mathematics was applied concentrating on mathematical games to work with additions. Therefore, the results achieved through this didactic sequence indicate that recreational activity is a necessary methodology, facilitating the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-04T19:09:37Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobertaSilvaMaiadeSouza_TCC.pdf: 1740725 bytes, checksum: 57b50e4a662a91f1e37a95cb72acc027 (MD5) RobertaSilvaMaiadeSouza_TERMO.pdf: 232322 bytes, checksum: 69e24f73f284718bc3a857e34480076c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-04T19:27:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobertaSilvaMaiadeSouza_TCC.pdf: 1740725 bytes, checksum: 57b50e4a662a91f1e37a95cb72acc027 (MD5) RobertaSilvaMaiadeSouza_TERMO.pdf: 232322 bytes, checksum: 69e24f73f284718bc3a857e34480076c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-04T19:27:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobertaSilvaMaiadeSouza_TCC.pdf: 1740725 bytes, checksum: 57b50e4a662a91f1e37a95cb72acc027 (MD5) RobertaSilvaMaiadeSouza_TERMO.pdf: 232322 bytes, checksum: 69e24f73f284718bc3a857e34480076c (MD5) Previous issue date: 2023-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos Matemáticospt_BR
dc.subjectJogos Matemáticospt_BR
dc.titleO lúdico para o ensino de matemática como prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves , Francisca Terezinha Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5719205276255659pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar através de pesquisas bibliográficas e empíricas a importância do trabalho com o lúdico no componente curricular de Matemática, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de jogos e brincadeiras, em uma turma multisseriada de segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental. E tem como objetivos específicos: Fazer uma discussão sobre o uso da ludicidade no trabalho pedagógico com a Matemática; Elaborar sequências didáticas com enfoque na ludicidade para o trabalho com a Matemática; e Analisar aspectos da aprendizagem matemática de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das atividades propostas nas sequências didáticas com foco na ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi fundamentada teoricamente por Nacarato (2015), Santos (2014), Alves (2020), Nascimento (2004), Pimenta e Lima (2005- 2006), Moreira e Masini (2001), além de outros autores. Como documentos oficiais foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2017), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN (BRASIL, 1996) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2017). Foi aplicada uma sequência didática voltada ao componente curricular de Matemática com enfoque em jogos matemáticos para o trabalho com adições. Portanto, os resultados obtidos através dessa sequência didática revelam que a ludicidade é uma metodologia necessária, sendo facilitadora para o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobertaSilvaMaiadeSouza_TCC.pdfTCC1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RobertaSilvaMaiadeSouza_TERMO.pdfTERMO226,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons