Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29153
Tipo: TCC
Título: O lúdico para o ensino de matemática como prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Souza, Roberta Silva Maia de
Primeiro Orientador: Alves , Francisca Terezinha Oliveira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar através de pesquisas bibliográficas e empíricas a importância do trabalho com o lúdico no componente curricular de Matemática, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de jogos e brincadeiras, em uma turma multisseriada de segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental. E tem como objetivos específicos: Fazer uma discussão sobre o uso da ludicidade no trabalho pedagógico com a Matemática; Elaborar sequências didáticas com enfoque na ludicidade para o trabalho com a Matemática; e Analisar aspectos da aprendizagem matemática de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das atividades propostas nas sequências didáticas com foco na ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi fundamentada teoricamente por Nacarato (2015), Santos (2014), Alves (2020), Nascimento (2004), Pimenta e Lima (2005- 2006), Moreira e Masini (2001), além de outros autores. Como documentos oficiais foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2017), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN (BRASIL, 1996) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2017). Foi aplicada uma sequência didática voltada ao componente curricular de Matemática com enfoque em jogos matemáticos para o trabalho com adições. Portanto, os resultados obtidos através dessa sequência didática revelam que a ludicidade é uma metodologia necessária, sendo facilitadora para o processo de aprendizagem.
Abstract: This study has the main objective of analyzing through bibliographical and empirical research the importance of working with recreational activities in Mathematics, specifically in Elementary School by games and fun, in a multigrade class of second and third grades of Elementary Education. And it has the following specific objectives: to discuss the use of recreational activities in pedagogical work with Mathematics; elaborate didactic sequences focusing on recreational activities to work with Mathematics; and analyze mathematical learning aspects of students in Elementary School based on the activities proposed in the didactic sequence focus on recreational activities in Elementary School. The research was theoretically supported by Nacarato (2015), Santos (2014), Alves (2020), Nascimento (2004), Pimenta and Lima (2005-2006), Moreira and Masini (2001), such as other authors. As official documents were used the National Common Core Curriculum/BNCC (BRASIL, 2017), Law of Lines of Direction and Bases of the Education/LDBEN (BRASIL, 1996) and National Curriculum Parameters (BRASIL, 2017). A didactic sequence focused on Mathematics was applied concentrating on mathematical games to work with additions. Therefore, the results achieved through this didactic sequence indicate that recreational activity is a necessary methodology, facilitating the learning process.
Palavras-chave: Matemática
Ludicidade
Jogos Matemáticos
Jogos Matemáticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29153
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobertaSilvaMaiadeSouza_TCC.pdfTCC1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RobertaSilvaMaiadeSouza_TERMO.pdfTERMO226,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons