Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Sonally Kelly Lourenço dos-
dc.date.accessioned2023-12-05T12:04:06Z-
dc.date.available2023-11-21-
dc.date.available2023-12-05T12:04:06Z-
dc.date.issued2023-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29159-
dc.description.abstractIn the present day, it is known that each individual develops their intelligence in their own way. In this regard, it is necessary to seek new pathways for rethinking school education. One such pathway is Universal Design for Learning (UDL), which aims to devise strategies that take into account how students learn, how they express their knowledge, and how they engage in learning. In this perspective, the overall objective of this research was to analyze the use of UDL as a strategy for inclusion in Early Childhood Education. The specific objectives included: presenting Early Childhood Education based on the conception of rights described in the BNCC (National Common Core Curriculum) and other legal frameworks; describing UDL as an inclusive methodological strategy; constructing an instrument (checklist) to collect data regarding the use of UDL at Projeto Aponte School, a non-profit institution for Early Childhood Education located in the Indústrias neighborhood in João Pessoa, Paraíba, which serves 40 children aged 3-6 years, on weekdays, in two shifts (morning and afternoon). To achieve these objectives, this qualitative study consisted of bibliographic and documentary research, followed by field research. It involved participant observation and data recording in the constructed checklists. The analysis focused on 12 weekly plans selected from the period between February and July 2023, in addition to the researcher's experiences at the school in question. In response to the question: is it possible to plan and develop for all children, taking into account the principles of UDL and the criteria established by Brazilian legislation for Early Childhood Education, the results of this study demonstrated that the school analyzed complies with legal precepts and uses UDL as a didactic strategy for inclusion, effectively meeting its principles. This suggests the possibility of replicating this experience in other Early Childhood Education settings under similar conditions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-05T12:04:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SKLR21112023.pdf: 49081165 bytes, checksum: a43064d4d7b9097d03d9244a43ad3bfb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T12:04:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SKLR21112023.pdf: 49081165 bytes, checksum: a43064d4d7b9097d03d9244a43ad3bfb (MD5) Previous issue date: 2023-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagem (DUA)pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO desenho universal para a aprendizagem na educação infantil: uma análise da experiência no Projeto Apontept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoNa atualidade, sabe-se que cada sujeito desenvolve a sua inteligência de uma maneira. Nesse sentido, faz-se necessário buscar novos caminhos para pensar a educação escolar. Um deles é o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) que tem como objetivo pensar em estratégias que levem em consideração como os alunos aprendem, como manifestam seus saberes e como se envolvem na aprendizagem. Nesta perspectiva, a presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o uso do DUA como estratégia para a inclusão na Educação Infantil. E por objetivos específicos os seguintes: apresentar a Educação Infantil a partir da concepção dos direitos descritos na BNCC e outros dispositivos legais; descrever o DUA como estratégia metodológica inclusiva; construir instrumento (checklist) para coletar dados da realidade sobre o uso do DUA na Escola Projeto Aponte, uma instituição do terceiro setor, de Educação Infantil, localizada no bairro das Indústrias, em João Pessoa, na Paraíba que atende 40 crianças com idades entre 3-6 anos de idade, de segunda a sexta-feira distribuídas em dois turnos (manhã e tarde). Com tais objetivos, o estudo de natureza qualitativa configurou-se numa pesquisa bibliográfica e documental, seguida da pesquisa de campo. Fez uso da observação participante e registro de dados nos checklists construídos. A análise incidiu sobre 12 planejamentos semanais escolhidos no período de fevereiro a julho de 2023, além de vivências da pesquisadora na referida escola. Em resposta à pergunta: é possível planejar e desenvolver para todas as crianças, levando em conta os princípios do DUA e os critérios estabelecidos pela legislação brasileira para a Educação Infantil, os resultados desse estudo demonstraram que a escola analisada cumpre os preceitos legais e faz uso do DUA como estratégia didática para a inclusão, conseguindo atender seus princípios integralmente, o que aponta para a possibilidade de replicação da experiência noutros espaços escolares de Educação Infantil, em condições semelhantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SKLR21112023.pdf47,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons