Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29161
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Azevedo, Marta Gabrielli Dias | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T12:16:41Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21 | - |
dc.date.available | 2023-12-05T12:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29161 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this study was to reflect on the relevance of teacher training and its implications in atypical motherhood, more specifically Autism Spectrum Disorder (ASD), as well as its effects inside and outside the academic space. In this way, the following specific objectives were outlined: to think about the process of teacher training linked to 'the historicity of life'; to report academic experiences/contributions in the diagnostic and learning process of an ASD child. This is a qualitative, bibliographical and autobiographical study, which used data obtained as a result of training, as well as the contributions of curricular components of the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba (UFPB), in maternal experiences with an autistic child. In order to carry out the research, a number of authors were consulted, including: Nóvoa and Finger (2014); Tardif (2004); Momberger (2016), Bragança (2012), among others, who made it possible to broaden our understanding of the subject. It was found that the numerous academic contributions have had a significant impact on overcoming barriers in various areas, as well as the importance of broadening this debate within the academic space. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-05T12:16:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGDA21112023.pdf: 435427 bytes, checksum: aefc818d430582aa9b13441f31577330 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-05T12:16:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGDA21112023.pdf: 435427 bytes, checksum: aefc818d430582aa9b13441f31577330 (MD5) Previous issue date: 2023-11-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Maternidade atípica | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.title | A formação docente no curso de pedagogia sob a óptica de uma mãe de criança com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Thaís Oliveira de | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo principal de refletir sobre a relevância da formação docente e suas implicações na maternidade atípica, mais especificamente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como seus efeitos dentro e fora do espaço acadêmico. Dessa forma foram delineados os seguintes objetivos específicos: pensar o processo da formação docente atrelada ‘a historicidade de vida’; relatar experiências/contribuições acadêmicas no processo diagnóstico e de aprendizagem de criança TEA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e autobiográfico, onde foram utilizados dados obtidos resultantes do percurso formativo, bem como as contribuições de componentes curriculares do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nas vivências maternas com uma criança autista. Neste sentido, para a realização da pesquisa dialogou-se com alguns autores entre eles: Nóvoa e Finger (2014); Tardif (2004); Momberger (2016), Bragança (2012), dentre outros que possibilitaram a ampliação do entendimento sobre a temática. Constatou-se que as inúmeras contribuições acadêmicas refletiram de modo significativo na superação de barreiras em diversas áreas vivenciadas, como também a importância da ampliação desse debate dentro do espaço acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MGDA21112023.pdf | 425,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons