Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Izis Inês Medeiros dos-
dc.date.accessioned2023-12-05T12:51:50Z-
dc.date.available2023-11-21-
dc.date.available2023-12-05T12:51:50Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29164-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the phenomenon of youthification in Adult and Youth Education (EJA), which has become increasingly prominent in our schools over the years and particularly in current times, a young population coming from the so-called regular daytime education, with a marked process of age/grade lag. Through field research with a qualitative and exploratory approach carried out in a municipal school of João Pessoa, using a semi-structured questionnaire applied to six EJA students, who are going to be called by pseudonyms such as student 1,2,3,4,5 and 6, thus ensuring the confidentiality of the research. The general objective of this study is to analyze the causes that lead young people to EJA, and in face of this conjuncture, to have the possibility to reflect on the possible causes and school itineraries that lead these young people to this type of education. The results reveal young people with heterogeneous specificities, with unsuccessful school passages, among other causes, that led them to this schooling process, but above all they make explicit the struggle to guarantee themselves the utopia of a promising future by completing their studies. As a theoretical basis, authors such as Arroyo (2017), Brunel (2014), Freire (1996), among others, were part of the referential scope of this study, as they discuss the basis of the youthification process in Adult and Youth Education (EJA).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-05T12:51:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IIMS21112023.pdf: 1019160 bytes, checksum: f1d69799efe4b995be7eb26d68fd364c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T12:51:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IIMS21112023.pdf: 1019160 bytes, checksum: f1d69799efe4b995be7eb26d68fd364c (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectDistorção idade/sériept_BR
dc.subjectItinerário escolarpt_BR
dc.titleJuvenilização na educação de jovens e adultos: estudo em uma escola municipal de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoEste trabalho procura analisar a juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), fenômeno este que torna-se mais presente em nossas escolas no decorrer dos anos e notoriamente nos dias atuais, uma população jovem oriunda do ensino dito regular diurno, com acentuado processo de defasagem idade/série. Por meio da pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa e exploratória realizada em uma escola da rede municipal de ensino de João Pessoa, utilizando-se questionário semiestruturado aplicado a seis educandos da EJA, os quais serão chamados por pseudônimos como aluno 1,2,3,4,5 e 6, garantindo assim o sigilo da pesquisa. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as causas que conduzem os jovens para a EJA, e diante dessa conjuntura ter a possibilidade de refletir sobre as possíveis causas e itinerários escolares que conduzem esses jovens para essa modalidade de ensino. Os resultados nos revelam jovens com especificidades heterogêneas, com passagens escolares malsucedidas, entre outras causas, que os levaram a esse processo de escolarização, mas sobretudo explicitam a luta em garantir para si a utopia de um futuro promissor mediante a conclusão de seus estudos. Como base teórica, autores como Arroyo (2017), Brunel (2014), Freire (1996), entre outros, fizeram parte do escopo referencial deste estudo, pois discorrem sobre a fundamentação do processo de juvenilização na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IIMS21112023.pdf995,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons