Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29167
Tipo: | TCC |
Título: | Brinquedos com alma: uma experiência com crianças da educação infantil |
Autor(es): | Rosskopf, Jeferson |
Primeiro Orientador: | Sardelich, Maria Emilia |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por tema o brinquedo e o brincar na Educação Infantil. O objetivo geral buscou identificar as características dos brinquedos e brincadeiras presentes em uma escola de Educação Infantil do município João Pessoa, Paraíba. Para alcançar esse objetivo delineou como objetivos específicos: contextualizar o brincar na Educação Infantil a partir de estudiosos do tema e documentos da área; descrever a história cultural do brinquedo; relatar as experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil (ECSEI). A pesquisa exploratória se fundamenta em dados bibliográficos apoiada em Gandhy Piorski (2016), Richard Louv (2016), Tizuko Kishimoto (2001) e Walter Benjamin (2009). Também explora documentos como a Resolução CNE/CEB n°. 5/2009, a Resolução CNE/CEB n° 7/2010 e a Resolução CNE/CP n° 2/2017. A pesquisa oportunizou a percepção do uso excessivo de brinquedos prontos produzidos em plástico e a ausência de brincadeiras livres ligadas a natureza. Por vezes, a ótica do adulto sobre o brinquedo tem sido a de uma produção para a criança, ao invés a de elaboração da criança. O brinquedo industrializado direciona e limita a imaginação da criança, por mais que seu imaginário elástico dê novas funções e histórias ao brinquedo, ele já está pronto, a narrativa já está dada. Num mundo em que o mercado dita o brinquedo da moda, a criança construir seu próprio brinquedo com elementos da natureza é um ato de subversão à lógica empresarial. Trabalhar nesta direção é uma busca pelo desenvolvimento da criança e permite que docentes respeitem os saberes do sujeito histórico de direitos com quem trabalham. |
Abstract: | Este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) tiene como tema los juguetes y el juego en Educación Infantil. El objetivo general buscó identificar las características de los juguetes y juegos presentes en una escuela de Educación Infantil de la ciudad de João Pessoa, Paraíba. Para lograr este objetivo, fue delineado los siguientes objetivos específicos: contextualizar el juego en la Educación Infantil a partir de estudiosos del tema y documentos del área; describir la historia cultural del juguete; reportar las experiencias en la Práctica Curricular Supervisada en Educación Infantil (ECSEI). La investigación exploratoria se basa en datos bibliográficos respaldados, como Gandhy Piorski (2016), Richard Louv (2016), Tizuko Kishimoto (2001) y Walter Benjamin (2009). También explora documentos como la Resolución CNE/CEB no. 5/2009, Resolución CNE/CEB N° 7/2010 y Resolución CNE/CP N° 2/2017. La investigación puede compreender el uso excesivo de juguetes prefabricados de plástico y la falta de juego libre vinculado a la naturaleza. A veces, la perspectiva del adulto sobre el juguete ha sido la de una producción para el niño, en lugar de la elaboración del niño. Los juguetes industrializados dirigen y limitan la imaginación del niño, por mucho que su imaginería elástica le dé nuevas funciones e historias al juguete, éste ya está listo, la narrativa ya está dada. En un mundo donde el mercado dicta los juguetes de moda, los niños construyan su propio juguete con elementos de la naturaleza es un acto de subversión a la lógica empresarial. Trabajar en esta dirección es una búsqueda del desarrollo infantil y permite a los docentes respetar el conocimiento del sujeto histórico de derechos con quien trabajan. |
Palavras-chave: | Brinquedo Brincar Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29167 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JR21112023.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons