Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maritonia Oliveira Barroso de-
dc.date.accessioned2023-12-05T14:09:15Z-
dc.date.available2023-11-21-
dc.date.available2023-12-05T14:09:15Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29171-
dc.description.abstractThis paper analyzes the contributions of the Foot on the Ground Also Learning to Read Campaign to the current debate on democratic management of education. From the theoretical-methodological point of view, the research undertakes a reflection on the educational legacy of the Campaign in the pedagogical, political and administrative process through literature, as well as on the principle of democratic management of education and the strategies for approaching the object of analysis, this is a qualitative, documentary research. The analysis technique used in the data collected from the source texts is content analysis (Bardin, 1977). The data were organized into three categories of analysis: administration/management; education, literacy and popular education; democratic participation. We have seen that the Foot on the Ground Also Learning to Read Campaign, developed a proposal for education made for and with the people, especially those historically on the margins of society. Its progressive perspective, which promoted popular participation not only in the daily life of the classroom, but also in its political-pedagogical organization, in dialogue with popular education, leaves an important legacy for the current debates about the democratic management of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-05T14:09:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOBS09112023.pdf: 483496 bytes, checksum: 4daac25ea349a71ed56f829432ae29ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T14:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOBS09112023.pdf: 483496 bytes, checksum: 4daac25ea349a71ed56f829432ae29ba (MD5) Previous issue date: 2023-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleContribuições da Campanha de Pé no Chão também se aprende a ler ao campo teórico-prático da gestão democrática da educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as contribuições da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler para o debate atual sobre gestão democrática da educação. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa empreende uma reflexão sobre o legado educacional da Campanha no processo pedagógico, político e administrativo por meio da literatura, bem como acerca do princípio da gestão democrática da educação, quanto às estratégias de abordagem do objeto de análise, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental. A técnica de análise empregada nos dados coletados dos textos-fonte é a análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os dados foram organizados em três categorias de análise: administração/gestão; educação, alfabetização e educação popular; participação democrática. Vimos que a Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, desenvolveu uma proposta de educação feita para e com o povo, sobretudo, àquelas historicamente à margem da sociedade. Sua perspectiva progressista, que promovia a participação popular não somente no cotidiano da sala de aula, mas em sua organização políticopedagógica, em diálogo com a educação popular, deixa um importante legado para os debates atuais acerca da gestão democrática da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOBS09112023.pdf472,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons